Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Camarões empatam, Guiné Equatorial e Costa do Marfim garantem vaga na final

AFP
Camarões de André Onana empataram com a Namíbia
Camarões de André Onana empataram com a NamíbiaKim Price/CSM / Shutterstock Editorial / Profimedia
O guarda-redes do Manchester United, André Onana (28 anos), manteve a quarta baliza dos Camarões sem sofrer golos na quarta-feira nas eliminatórias da Taça das Nações Africanas (CAN), e a Guiné Equatorial e a Costa do Marfim, de Diomande, garantiram os lugares na fase final.

Os Camarões, sem várias estrelas, incluindo o avançado do Brentford, Bryan Mbeumo, e o médio do Nápoles, Andre-Frank Zambo Anguissa, empataram 0-0 com a Namíbia no Grupo J em Soweto, perto de Joanesburgo.

Mbeumo não jogou devido a um problema no pé, enquanto Zambo Anguissa falhou o jogo da quinta jornada devido a "razões familiares" não reveladas.

A Namíbia, já eliminada, teve 15 tentativas de golo, mas apenas uma acertou na baliza de Onana, que só sofreu um golo em cinco jogos de qualificação.

Os Camarões, que garantiram um lugar na fase final de 2025 em Marrocos ao derrotarem o Quénia por duas vezes no mês passado, têm 11 pontos e têm um jogo em casa contra o Zimbabué na terça-feira.

Ao vencer os Camarões, a Namíbia garantiu o primeiro ponto de uma campanha dececionante, depois de ter chegado pela primeira vez aos oitavos de final do Campeonato Africano de Futebol, na Costa do Marfim, este ano.

O Zimbabué defronta o Quénia na sexta-feira e um empate garante o segundo lugar e acompanha os Camarões no torneio de 24 equipas.

Uma vitória do Quénia coloca-o a um ponto do Zimbabué e mantém vivas as esperanças de uma primeira participação na CAN desde 2019.

A Guiné Equatorial e a atual campeã Costa do Marfim garantiram os seus lugares sem jogar, aumentando a lista de candidatos para nove. Marrocos, na qualidade de anfitrião, está automaticamente apurado.

Antes do início da quinta jornada, na quarta-feira, Argélia, Angola, Burkina Faso, Camarões, República Democrática do Congo, Egito e Senegal já tinham garantido os seus lugares.

A seleção equato-guineense ficou garantida nos dois primeiros lugares do Grupo E, depois de o rival Togo ter perdido na Libéria por 1-0, com Mohammed Sangare a converter um penálti aos 83 minutos para a equipa da casa.

A Libéria poderia terminar empatada com sete pontos com a Guiné Equatorial, mas perderia no confronto direto por ter sido derrotada duas vezes pelos centro-africanos.

A Guiné Equatorial goleou a anfitriã Costa do Marfim por 4-0 na CAN, antes de ser eliminada nos oitavos de final, e agora espera uma terceira participação consecutiva no torneio.

O empate 1-1 entre Chade e Serra Leoa em Abidjan garantiu a classificação da Costa do Marfim no Grupo G.

A Zâmbia pode garantir a outra vaga se derrotar a Costa do Marfim, em Ndola, na sexta-feira, mas um empate ou uma derrota manteria Serra Leoa na disputa.

Abu Dumbuya colocou a Serra Leoa em vantagem aos 29 minutos e Mahamat Thiam empatou cinco minutos depois, de grande penalidade. Foi o primeiro golo marcado pelo Chade em cinco jogos da fase de grupos.

O Sudão, um país mergulhado na guerra civil, qualificar-se-á às custas do tetracampeão Gana na quinta-feira, se evitar uma derrota contra o Níger.

Acompanhe as eliminatórias da CAN no Flashscore