CAN: Nigéria de José Peseiro elimina Angola (1-0) e está nas meias-finais
Recorde as incidências da partida
A seleção angolana, que já se havia qualificado para os quartos de final do torneio pela primeira vez desde 2010, assustou o adversário logo nos primeiros minutos, quando Gilberto cobrou um canto na cabeça de Mabululu, que teve uma defesa brilhante de Stanley Nwabili.
A Nigéria estava a entrar no jogo, e o goleador Victor Osimhen cabeceou por cima após ser servido por Frank Onyeka. Osimhen teve outra chance de golo com Moses Simon, mas o cabeceamento do avançado do Nápoles foi direto para as mãos de Antonio Dominique.
Osimhen era, sem surpresas, a maior ameaça da Nigéria, mas ainda não tinha encontrado o seu alcance depois de cabecear para fora o lançamento longo de Ola Aina para a área.
No entanto, foi Lookman quem abriu o marcador para as superáguias, culminando um contra-ataque devastador. Simon passou sem esforço pela marcação de Kialonda Gaspar e tocou para o avançado da Atalanta, que bateu de primeira e com precisão para o 1-0.
Depois do intervalo, a equipa de José Peseiro procurou controlar melhor a partida, com oportunidades para Alex Iwobi e Zaidu contra uma equipa angolana que não tinha a mesma confiança desde o golo de Lookman. Depois de Calvin Bassey ter cabeceado outra tentativa da Nigéria por cima da barra, Angola esteve a centímetros de dar um golpe de misericórdia para empatar o marcador.
Show fez um passe perfeito para Zini, que abriu o corpo e acertou no ferro, com um remate à queima-roupa. Osimhen parecia ter finalmente marcado o seu nome no marcador depois de cabecear para o fundo das redes após livre batido Lookman, aos 75 minutos, mas o VAR anulou o tento após fora de jogo. No final, Osimhen não teve sorte, pois foi travado por Kialonda Gaspar, que rematou dentro da área numa tentativa falhada de aumentar a vantagem da Nigéria.
Mesmo assim, as superáguias fizeram o suficiente para vencer uma seleção angolana que sai da CAN de cabeça erguida, depois de não ter conseguido garantir a sua primeira participação nas meias-finais.
Já a Nigéria continuará a tentar vencer esta competição pela quarta vez, enfrentando agora o vencedor do jogo de sábado, entre Cabo Verde e África do Sul, em Bouaké, a 7 de fevereiro.