Gâmbia apurada no limite (2-2), Peseiro carimba primeiro lugar (6-0), Cabo Verde perde (3-2)
Gâmbia 2-2 Congo
Necessitados de um ponto para garantirem a segunda presença numa fase final, após a estreia em 2021, os gambianos estiveram a perder na receção ao Congo, com golos de Gaius Makouta, médio do Boavista, um dos atuais líderes da Liga Portugal, e Silvere Ganvoula, na execução de uma grande penalidade, mas salvaram-se com dramatismo.
O suplente Yankuba Minteh diluiu distâncias à entrada para os derradeiros 10 minutos e Mohamed Badamosi tirou os congoleses da CAN-2023 já nos descontos, num encontro disputado na cidade marroquina de Marraquexe, que foi atingida na sexta-feira por um sismo, face à inexistência de condições para a Gâmbia receber partidas internacionais.
Os escorpiões tornaram-se a 22.º seleção finalista, ao preservarem o segundo lugar do Grupo G, com 10 pontos, três acima do Congo, terceiro colocado, e cinco abaixo do líder Mali, que tinha vencido na sexta-feira o lanterna-vermelha Sudão do Sul (4-0), com três.
Nigéria 6-0 São Tomé e Príncipe
Continua de vento em pôpa a aventura de José Peseiro ao serviço dos Super Eagles, fechando a fase de qualificação com chave de ouro. A goleada começou a ser construída por Osimhen, aos 13 minutos, com Lookman a dilatar, aos 27.
No segundo tempo, Awoinyi, aos 51 minutos, dilatou antes de Osimhen fechar o hat-trick em 10 minutos (69 e 79) e Chukweze fez o resultado final, aos 84. Com este resultado, além de garantir o primeiro lugar, a Nigéria deverá ficar com o registo de melhor ataque desta fase, com 22 golos, apesar de ainda faltarem três jogos entre os diversos grupos.
Salvo alguma surpresa, Osimhen parece ter garantido o título de melhor marcador, com 10 tentos, mais cinco do que os quatro jogadores empatados no segundo lugar.
Togo 3-2 Cabo Verde
O destino das duas equipas já estava definido antes do apito inicial, mas o orgulho dos togolenses estava em jogo nesta última partida em casa diante dos adeptos.
Surpreendentemente, foram os Tubarões Azuis que entraram com tudo e com muita ligação a Portugal, com golos de Kevin, ex-Desportivo de Chaves, aos quatro minutos, e Gilson Benchimol, do Benfica B, aos 20, antes de Denkey reduzir antes do intervalo (40).
No segundo tempo, a turma de Paulo Duarte elevou o nível, Denkey bisou para empatar, aos 77 minutos, e já em cima do apito final, aos 88, Abdou Ouattara fez a reviravolta.