Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Hossam Hassan, recordista de golos do Egito, sucede a Rui Vitória

Reuters
O Egito foi eliminado da Taça das Nações Africanas de 2023 e Rui Vitória acabou despedido
O Egito foi eliminado da Taça das Nações Africanas de 2023 e Rui Vitória acabou despedidoReuters
O Egito nomeou Hossam Hassan como novo treinador na terça-feira, com o melhor marcador de sempre da seleção a conseguir finalmente o emprego dos seus sonhos após a demissão do português Rui Vitória.

A Federação Egípcia de Futebol (EFA) fez o anúncio num breve comunicado, dizendo que o irmão gémeo de Hassan, Ibrahim Hassan, também tinha sido nomeado diretor da equipa do Egipto.

Embora a EFA tenha inicialmente afirmado que estava a considerar candidatos estrangeiros para o cargo, rapidamente contratou Hassan como substituto de Rui Vitória, que foi demitido no domingo, depois de os faraós terem abandonado a Taça das Nações Africanas nos oitavos de final.

Hassan não escondeu o seu desejo de assumir o cargo em diversas ocasiões, reclamando que muitas vezes foi preterido apesar de ter as qualificações necessárias.

Os críticos citaram o seu temperamento explosivo como uma das razões para o seu fracasso no cargo, já que teve vários problemas disciplinares.

Em 2016, foi detido por um curto período de tempo por ter perseguido e agredido um fotógrafo após o final de um jogo da liga local, quando estava no comando do Al Masry. Mais recentemente, foi multado por violar o monitor do árbitro assistente de vídeo (VAR) durante um jogo da liga no início de 2023.

Embora as passagens de Hassan pelo comando técnico não tenham rendido nenhum troféu, foi muitas vezes creditado por ter ajudado equipas sem prestígio a vencer. Desde que iniciou a sua carreira de treinador em 2008, alguns meses depois de ter pendurado as chuteiras, Hassan orientou uma série de clubes egípcios, incluindo o Zamalek, do Cairo.

O treinador teve uma carreira de jogador de sucesso, na qual conquistou vários títulos com os clubes do Cairo Al Ahly e Zamalek. A nível internacional, conquistou três vezes a CAN com o Egito e liderou o ataque do país no Mundial-1990.

É o melhor marcador de sempre do Egipto, com 68 golos, mais 14 do que Mohamed Salah, avançado do Liverpool.