Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Futebol francês caminha para a transparência: adeptos vão poder ouvir árbitros

Miguel Baeza
Mbappé recebe um cartão amarelo durante um jogo do PSG.
Mbappé recebe um cartão amarelo durante um jogo do PSG.FRANCK FIFE / AFP
A final da Taça de França entre o Paris Saint-Germain e o Olympique de Lyon, no dia 25 de maio, servirá de teste para esta medida, que será introduzida a partir da próxima época.

Os responsáveis pelo futebol francês confirmaram que a Ligue 1 vai contar com som dos árbitros a partir da época 2024/25. Os adeptos presentes nos estádios poderão, assim, ouvir em direto as decisões em ações controversas.

Trata-se de um passo importante no objetivo de transparência do futebol francês. A medida ajudará os adeptos a compreender as razões da escolha dos árbitros.

Este tipo de sistema de microfones, em que o árbitro é ouvido no estádio onde decorre o jogo, é muito comum nas ligas desportivas dos Estados Unidos, como a NFL (futebol americano), mas também já é usado na Liga Portugal e na Liga 2.

O sistema de som dos árbitros será implementado pela primeira vez esta época. Além disso, será utilizado num jogo de alta tensão, como a final da Taça de França entre o PSG e o Lyon. Será provavelmente o último jogo de Kylian Mbappé pelo clube da capital.