Taça de França: Cinco surpresas que podem acontecer no fim-de-semana
Pau - Nantes
Os canários chegaram a duas finais consecutivas, mas será que vão conseguir a terceira? Difiícl, já que as probabilidades estão contra eles, dada a situação desportiva do clube, que não tem sido particularmente positiva nesta temporada.
Quando se deslocarem a Pau, os homens de Jocelyn Gourvennec terão de eliminar o quinto classificado da Ligue 2 se quiserem avançar. Um desafio que não será nada fácil. Os Palois podem surpreender, pois já chegaram aos oitavos quatro vezes em sua história (1992, 1993, 1998 e 2020).
Sarreguemines - Valenciennes
Em 2016, o Sarreguemines recebeu o Valenciennes por duas vezes na Taça de França... ao longo de duas épocas. E a "magia da taça" funcionou.
A 3 de janeiro, o clube de Moselle venceu o clube nórdico por 1-0, mas perdeu na ronda seguinte. Onze meses depois, os Sarregueminois voltaram a defrontar o Valenciennes (também no dia 3) e qualificaram-se graças a dois golos de El Hassane M'Barki (vitória por 2-1). No entanto, voltaram a falhar nos 16 avos de final depois de ultrapassarem o obstáculo do Reims - na altura na Ligue 2. Três vezes à vista para o SFC?
Les Herbiers - Châteauroux
Todos nos lembramos da histórica corrida do clube da Vendée até a final na temporada 2017/18. Apesar de ter perdido com o PSG no Stade de France, o Vendée Les Herbiers Football deixou a sua marca no futebol francês. Desde então, o clube voltou a cair no esquecimento e não conseguiu regressar às divisões nacionais
No entanto, a oportunidade de voltar a se destacar aparece neste fim de semana, quando recebe o Châteauroux, que está em grande dificuldade nesta temporada (16.º do Nacional).
Sannois Saint-Gratien - Bordéus
Será necessário muito tempo para descrever o mau momento que o Bordéus atravessa? Nem por isso, mas este jogo da Taça de França é uma oportunidade para explicar como a equipa de Albert Riera tem potencial para ser uma das "surpresas" dos 32 avos de final
13.º da Ligue 2 após 19 jogos, os Girondinos ainda estão longe de acreditar na promoção e é difícil saber hoje se a Taça é um objetivo prioritário. Mas, no fundo, é indiferente, porque, de qualquer forma, poderão ser surpreendidos pelo Entente Sannois Saint-Gratien, a quem só falta este jogo para relançar a época. O clube de Valdois está no último lugar no grupo da National 3.
Chambéry - Toulouse
Escolher o atual detentor do troféu como uma possível surpresa é ousado no papel. Mas a equipa de Carles Martinez Novell não vence nas provas nacionais desde 1 de outubro. Uma eternidade. A moral está em baixa e não há garantia de que o ímpeto será retomado quando eles viajarem para a Sabóia no primeiro fim de semana de janeiro.
O Chambéry Savoie Football joga na Divisão Nacional 3 e está atualmente em 5.º lugar no seu grupo após 11 jogos. Seria uma façanha que lembraria a campanha de 2010/11, quando o Angers parou o conjunto nos quartos de final.