Taça de França: Clermont, Nantes e Valenciennes passam, Feirnies-Aulnoye é a surpresa
Metz 1-1 Clermont (1-3, grandes penalidades)
Sadibou Sané marcou um golo fantástico com um remate de pé direito ao ângulo superior, deixando os Grenats estão a ganhar em casa. Jim Allevinah empatou no início da segunda parte e o golo foi merecido para a equipa de Clermont-Ferrand, que tinha terminado melhor os primeiros 45 minutos.
A partida teve de ser decidida no desempate por grandes penalidades. Massamba Ndiaye, habitual de Mory Diaw, defendeu 3 dos quatro remates tentativas Metz e colocou o Clermont nos 16 avos de final.
Pau FC 1-4 Nantes
Moussa Sylla abriu o marcador para o Pau FC no Nouste Camp aos 15 minutos. Alban Lafont foi apanhado em fora de jogo quando Eray Cömert fez o desarme para impedir o segundo golo do Pau.
O Nantes empatou logo após o intervalo. Florent Mollet foi tocado pelo novo jogador do Kanari, Tino Kadewere, que entrou ao intervalo, e acertou um remate para empatar a partida (48').
Kadewere já tinha colocado a bola em jogo e estava na cara do golo. Mathis Abline avançou pela direita, ganhou o duelo e cruzou. Douglas Augusto não conseguiu afastar a bola e o zimbabueano conseguiu introduzir a bola na baliza, libertando os canários (80'). E dois golos para Kadewere no dia do seu aniversário. A partir de um cruzamento da esquerda, o avançado fez uma bela exibição para bater o guarda-redes com um gancho frio antes de finalizar (83').
Desta vez, o Pau estava acabado. Kader Bamba marcou o quarto golo do Nantes, o terceiro em poucos minutos, aos 88 minutos.
Challans 0-4 Rodez
Killian Corredor marcou dois golos no primeiro quarto de hora (3' e 13') para dar aos Aveyronnais uma vantagem inicial.
Desta vez, o Challans não conseguiu mais importunar. Depois de um livre de Lorenzo Rajot, a defesa da Vendée ficou demasiado à espera e Andreas Hountondji só teve de empurrar a bola para a baliza vazia (55').
Três golos para Corredor, que fez uma bela defesa a um remate de Clément Depres, que tinha acabado de entrar em campo (63').
Chambly 1-2 Racing CFF
O Racing abre o marcador em Chambly aos 62 minutos, quando Marvin Emmanuel aproveitou canto para marcar um golo à queima-roupa.
O Chambly empatou logo em seguida. A partir de um forte cruzamento da esquerda, o capitão Ababakar Paye limpou mal para Niaki Sacko, que desferiu um cruzamento de pé esquerdo que não deu qualquer hipótese a Rubens Adelaïde (67').
Penalti para o Racing e... falhado por Lilian Ricol, depois de Simon Pontdemé ter mergulhado à sua esquerda para bloquear a bola (89'). Mas é essa a magia da Taça! Ricol surgiu sozinho à queima-roupa num cruzamento da direita para crucificar Pontdemé (90+11)!
O Chambly esperava um penálti no último segundo dos descontos, mas o árbitro não assinalou. O Racing qualifica-se para a próxima ronda e 30 anos depois está nos 16 avos de final da Taça.
Feignies-Aulnoye 1-0 Quevilly-Rouen
O Feignies-Aulnoye abriu o marcador, e de forma espetacular. O cruzamento direto de Thomas Parmentier da direita acabou no fundo das redes (15').
Samuel Atrous foi culpado de uma falta na sua própria área, mas redimiu-se ao defender o pênalti de Kalifa Coulibaly (32').
Mas o QRM não ficou satisfeito, pois Mamadou Camara pensou que tinha empatado, mas Atrous cometeu falta. O clube da N2 estava mais do que nunca a caminho de uma façanha, num campo que se deteriorou a cada minuto.
É a primeira vez que o Feignies-Aulnoye se qualifica para os 16 avos de final da Taça, o único feito desta sexta-feira.
Sarreguemines 0-2 Valenciennes
O Valenciennes abriu o marcador por intermédio de Tidyane Diagouraga, após um grande erro defensivo (21'). O lanterna-vermelha da Ligue 2 assumiu a liderança.
Aos 87 minutos, Manga Foe Ondoa fez o 2-0. Na sequência de um canto que o Sarreguemines não conseguiu afastar, o jogador do Valenciennes disparou um míssil de pé direito para o ângulo superior, a mais de 20 metros.