Taça de França: Lille assinou a goleada do dia com 12-0 ao Golden Lion, Nice também avança
Fabrègues 1-4 Trélissac
O Fabrègues abriu o marcador com 10 homens contra 11. Depois de David Rico ter sido expulso aos 16 minutos, Ali Cheranti deu vantagem à sua equipa (27').
O Trélissac empatou por intermédio de Adama Diakité, aos 70'. A 20 minutos do fim, as duas equipas tinham de forçar uma decisão e evitar a marcação de grandes penalidades.
Fabrègues voltou a marcar: Jorris Romil deu a vantagem ao Trélissac de grande penalidade (78').
Romil bisou aos 84' para apurar definitivamente o Trélissac para os 16 avos de de final. Jordan Pothier completou a vitória nos descontos (90+2').
Alès 1-2 Paris FC
O Paris FC abriu o marcador logo aos 2 minutos. Ayoub Jabbari teve várias oportunidades, mas não conseguiu marcar.
Ilan Kebbal fez o 2-0 para os parisienses (77'), que estão agora apurados para os 16 avos de final de final. Um golo importante, já que Brahim Mahamat Ahmat marcou nos descontos (90+6') para os Alésiens.
Brest 1-0 Angers
Era o único jogo sem golos nesta eliminatória, até que o infeliz Lilian Rao-Lisoa marcou um auto-golo, a partir de um remate de Martín Satriano, após receber um cruzamento de Mahdi Camara (63').
Camblan ainda foi expulso aos 90+3' mas o Brest segurou o triunfo.
Lille 12-0 Golden Lion
Como esperado, o Lille de Paulo Fonseca abriu o marcador rapidamente e foi Yusuf Yazici, servido por Edon Zhegrova, que marcou de cabeça (11').
Depois de um golo anulado por fora de jogo, os Dogues lançaram Jonathan David, servido na área por Zhegrova (25').
David devolveu o favor a Zhegrova (33') e o canadiano bisou, a partir de um passe de Yazici (36').
O resultado era agora ainda maior para a equipa de Paulo Fonseca: Zhegrova também marcou dois golos, novamente a partir de um passe de David (41'). E desde o pontapé de saída, o kosovar pegou no pé direito de Angel Gomes para rematar com o pé esquerdo ao ângulo superior (42').
Sem piedade: antes do intervalo, Yazici também dobrou a sua contagem após um toque duplo para entrar com o pé esquerdo (45').
O Lille não deu nada por perdido e marcou o oitavo, por Tiago Santos (57'). Os Dogues não diminuíram o ritmo: Hakon Haraldsson, que fabricou o oitavo golo, marcou de penálti (64').
Jonathan David completou um hat-trick contra os Martiniquais (75'). Haralsson fez o 11.º golo com um bis (78').
Depois de ter sofrido o 12.º golo (Amine Messoussa), o árbitro assinalou o final do jogo e o fim do castigo para o Golden Lion.
Lyon La Duchère 1-2 Le Puy
O Le Puy abriu o marcador com a sua primeira oportunidade, quando Issiaka Karamoko se colocou perfeitamente entre os dois centrais e rematou contra Alban Rambaud (5').
Bryan Adinany bateu o remate de Rambaud para duplicar a vantagem do Puy, no seu sexto golo na competição esta época (37').
La Duchère diminui a desvantagem e deu vida ao final da partida! Mohamed Bentahar, que entrou após a marca da hora, deu um impulso ao clube do Ródano aos 83 minutos.
Orléans 2-1 Nîmes
Os Crocos abriram o marcador por Gauthier Laurens, que aproveitou a apatia defensiva da equipa para marcar um golo à queima-roupa (26').
O empate veio em seguida. Adrian Dabasse marcou de cabeça após um cruzamento da esquerda (29').
Após o intervalo, o Orléans assumiu a liderança. Arnold Vula entrou ao intervalo para o lugar de Dabasse e marcou logo de seguida (49').
Romorantin 4-0 Le Moule
O Romorantin abriu o marcador por Jordan Popineau, depois de os insulares não terem conseguido afastar uma bola (6').
O Romorantin duplicou a vantagem aos 11 minutos. Kevin Ajax primeiro defendeu para o poste e depois disparou um remate ao ângulo superior, mas no canto resultante nada pôde fazer para evitar o golo de Loïc Gagnon (12').
Estava tudo acabado para os guadalupenses de Le Moule: Popineau marcou bisou aos 58 minutos. Era o fim do caminho para os ultra-marinheiros.
Naël Arzalai deu ao Romorantin uma vitória ainda mais contundente (78'). O clube da N2 estará nos 16 avos de final.
Amiens 1-2 Montpellier
Um golo cativante para La Paillade: em profundidade, Wahbi Khazri tocou na bola e o guarda-redes desviou involuntariamente para Youssouf Assogba, que marcou um golo contra apesar de um último esforço desesperado (42').
Os Héraultais rapidamente assumiram a liderança no segundo tempo. Kelvin Yeboah converteu uma grande penalidade de Frank Boya (56'). O jogo ainda não tinha acabado no Licorne. Louis Mafouta estava à espreita após uma jogada confusa e um livre fortuito de Benjamin Lecomte na cobrança de um livre, e reduziu a desvantagem (58').
O Montpellier resistiu até o fim e avançou para os 16avos de final.
Avoine 0-4 Estrasburgo
Kevin Gameiro abriu o marcador (14'). Cinco minutos depois, Moïse Sahi Dion fez o 2-0 (19'). O Estrasburgo ainda desperdiçou um penálti, por intermédio de Alaa Bellaarouch a fazer o primeiro jogo como profissional.
Os alsacianos sofreram e quase tiveram um final complicado, mas Sahi Dion bisou para selar a classificação do Strasbourg (72'). Mohamed Bechikh, 18 anos, fechou o placar para o Racing (89').
Les Herbiers 2-1 Châteauroux
Que golo do Châteauroux para arrancar a partida. Antoine Mille disparou um remate de 20 metros ao ângulo superior (45+4') mesmo antes do intervalo.
O empate do Herbiers foi marcado por Jérémy Billy, o melhor marcador do N2 em todos os grupos (66'). E minutos depois surgiu a reviravolta: Billy marcou dois golos no espaço de poucos minutos, ao aproveitar um cruzamento perfeito da esquerda (70').
Saint-Omer 2-3 Dunkerque
Gaëtan Courtet abriu o marcador para o Dunkerque no dérbi do norte (8'). Benjaloud Youssouf dobrou a vantagem aos 25 minutos. O Dunkerque completou a vitória com um terceiro golo de Armand Gnanduillet (85').
Que maneira de terminar o jogo em Saint-Omer. Pierre Fontaine reduziu a desvantagem de grande penalidade (90+1) e Mamadou Camara, também de grande penalidade, fez com que o clube R1 voltasse a ficar a um golo (90+2)!
O Dunkerque safou-se, mas tremeu.
Sannois Saint-Gratien 1-1 Bordéus (2-4 gp)
Sekou Baradji abriu o marcador para o Entente contra os Girondins (18'). Só aos 66 minutos é que o Bordéus conseguiu finalmente marcar: Danilo Ignatenko rematou ddentro da área para empatar a partida após um canto de Gaëtan Weissbeck. O médio tomou a liberdade de provocar o público...
Nos penáltis, Kissy e El Kehmiri falharam os dois primeiros penáltis da equipa da casa e o Bordéus seguiu em frente (4-2).
Sochaux 2-1 Lorient
Os Merlus abriram o marcador em Bonal. Aurélien Pelon desviou um cruzamento da esquerda (34'). O Sochaux empatou quando Kevin Zohi cortou para o poste mais distante após uma jogada rápida pela direita (69'). As coisas estavam a ficar muito complicadas para o Lorient.
Issouf Macalou cobrou um penálti nos acréscimos (90+3') e o Sochaux eliminou o Lorient.
Nice 0-0 Auxerre (4-2 gp)
Ter um guarda-redes desta envergadura, mesmo quando a noite é mais complicada do que o esperado e o realismo ofensivo não existe, é sempre útil. Marcin Bulka foi obviamente decisivo para o Nice no desempate por grandes penalidades, apesar do melhor início doAuxerre (0-0, 4-2 nos penáltis).
De Percin foi o primeiro a ser posto à prova, desviando o remate de Guessand, que já não parecia ter um pé na baliza. Bulka quase respondeu, mas só conseguiu desviar o remate de Jubal para o poste antes de a bola passar a linha. Moffi e Raveloson não se deixaram abater. De Percin não conseguiu defender o remate de Rosário do lado direito. Perrin, por outro lado, acertou na trave. Lotomba rematou ao ângulo para colocar o Nice em vantagem pela primeira vez na sessão. Bulka saiu da sua área para afastar o remate de Ado Onaiwu , que exigiu mais força do que precisão. O polaco fez um percurso sistemático até conseguir finalmente rematar. Laborde rematou com a parte interior do pé esquerdo para colocar o Nice nos 16 avos de final da Taça de França.