Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça de França: PSG assinala o fim de uma era

François Miguel Boudet
Luis Enrique e Kylian Mbappé
Luis Enrique e Kylian MbappéAFP
O Paris Saint-Germain é o favorito para vencer o Lyon na final da Taça de França. Aconteça o que acontecer, este jogo marcará um ponto de viragem na história recente do clube da capital, que não consegue a dobradinha desde 2020.

É o fim de uma era para o PSG. Seja qual for o resultado, haverá um antes e um depois desta final da Taça de França, disputada longe de Paris e dos seus subúrbios pela primeira vez na sua história. Porque, desta vez, Kylian Mbappé vai definitivamente sair de cena. Depois de sete épocas de recordes da Ligue 1, de encontros falhados na Liga dos Campeões e de amores frustrados, a estrela deixa a capital por outra, na Península Ibérica.

Para Mbappé, trata-se agora de tentar conquistar um último troféu, uma dobradinha de campeonato e taça que o PSG não consegue desde 2020, quase uma anomalia tendo em conta o domínio do clube em França. A relação de Mbappé com Nasser Al-Khelaïfi é muito pouco polar, enquanto a sua relação com Luis Enrique é complicada, ao ponto de a presença do jogador no plantel ter sido suspensa durante algum tempo. Por fim, o asturiano garantiu, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, que o avançado seria efetivamente titular na Arena Décathlon, em Villeneuve-d'Ascq. Sem suspense, o técnico asturiano conseguiu aliviar a pressão.

Luis Enrique com uma equipa à sua imagem?

Mbappé fará uma última dança e o PSG poderá encerrar o capítulo da melhor maneira possível, pelo menos melhor do que a derrota para o Toulouse no Parc des Princes. Depois, será altura, não de seguir em frente, mas de fazer um novo capítulo na sua história.

Como será o PSG 2024/25? Luis Enrique quer uma equipa que seja coletivamente completa, tanto no ataque como, sobretudo, na defesa. A presença de Mbappé muitas vezes pareceu deixar o treinador nervoso, já que o avançado não é muito fã de tarefas defensivas, um aspeto que ele será forçado a trabalhar no Real Madrid. No entanto, o treinador espanhol terá um novo problema: quem será capaz de marcar os golos a partir de agora?

Gonçalo Ramos parece ser o mais apto a desempenhar o papel de goleador, num papel personalizado e não num papel mais lateral em que Mbappé, que foi colocado na frente para equilibrar a equipa, mesmo que isso significasse limitar o seu impacto no centro do campo. Randal Kolo Muani , que teve dificuldades desde o regresso à Ligue 1, também poderá recuperar sua confiança sem a sombra do capitão da França.

Vários jogadores sofrerão um revés? Achraf Hakimi é muito próximo de Mbappé e Ousmane Dembélé deixou o Barça justamente para jogar com o amigo. A chegada de uma nova estrela poderá manter a espinha dorsal do balneário ou irá perturbar o equilíbrio? O PSG precisa de reconstruir todo um novo ecossistema. Luis Enrique sabe o que está a perder e vai precisar de muito engenho para construir uma equipa à sua imagem, desta vez com rédea solta.

Siga a final da Taça de França no Flashscore