As escolhas do editor: Jogo grande na Taça de Inglaterra, Clássico em Espanha e dérbi em Itália
Manchester City - Chelsea
Do céu ao inferno numa questão de dias. O Manchester City isolou-se na liderança da Premier League depois das derrotas de Liverpool e Arsenal, mas disse adeus à possibilidade de reconquistar o triplete, depois de perder com o Real Madrid nos penáltis nos quartos de final da Liga dos Campeões.
Agora, a equipa de Guardiola vira novamente agulhas para outra competição e foca-se na Taça de Inglaterra, a única competição que o Chelsea ainda pode vencer esta época.
De resto, a equipa de Mauricio Pochettino tem uma palavra a dizer na temporada do Manchester City, isto porque defronta os Cityzens nas meias-finais da Taça e ainda vai ter uma deslocação ao terreno do Arsenal para a Premier League.
Os Blues vivem o melhor momento da temporada - oito jogos consecutivos sem perder - e têm demonstrado uma subida de rendimento considerável nas últimas semanas, com destaque para os triunfos sobre o Manchester United (4-3) e o Everton (6-0).
Neste duelo, há ainda um fator que promete dar que falar antes e durante a partida. Cole Palmer, o jogador do momento em Stamford Bridge, ultrapassou Erling Haaland na lista de melhores marcadores da Premier League depois de apontar um poker frente aos Toffees e quer voltar a dar uma prova do seu valor frente à equipa que o formou e o deixou sair no verão.
Prognóstico: Manchester City apura-se e Cole Palmer marca.
Real Madrid - Barcelona
Depois de sortes distintas na Liga dos Campeões, com os merengues a saírem mais contentes do que os catalães, Real Madrid e Barcelona têm encontro titânico para a LaLiga, num duelo que pode sentenciar as contas do campeonato espanhol.
No El Clásico mais clássico do futebol internacional, os jogadores de Xavi Hernández procuram sair de uma temporada depressiva, que pode terminar sem qualquer título conquistado antes da saída já anunciada pelo técnico espanhol.
Uma derrota blaugrana deixaria o Barcelona 11 pontos atrás da equipa de Ancelotti, entregando de bandeja o título ao rival merengue, mas, por outro lado, uma vitória catalã pode relançar a corrida com uma diferença de apenas cinco pontos, o que, depois de uma época abaixo do habitual em Barcelona, seria uma verdadeira surpresa.
Os culés já levaram a melhor na primeira volta do campeonato, mas foram humilhados na Supertaça, sofrendo uma goleada por 4-1. Se a equipa de Xavi foi eliminada das competições europeias a meio da semana, por outro lado tem a vantagem de ter jogado mais cedo e menos tmepo - os jogadores do Real Madrid correram um total de 147,6 quilómetros.
O histórico recente até dá algum favoritismo ao Barcelona - os blaugrana perderam apenas três das oito anteriores deslocações ao Bernabéu para a LaLiga -, mas essas três derrotas aconteceram nas últimas quatro partidas para o campeonato, o que demonstra a superioridade de Ancelotti sobre Xavi.
Prognóstico: Real Madrid vence e ambas marcam.
AC Milan - Inter
Durante algumas semanas, foi pairando em Itália a possibilidade de o Inter celebrar a conquista da Serie A no dérbi com o eterno rival da cidade, num estádio partilhado, mas que pertence ao AC Milan esta jornada.
Os últimos resultados confirmaram esse cenário, para alegria dos nerazzurri, pelo que a equipa de Pioli chega a esta fase da época num momento verdadeiramente negativo, que até pode potenciar alterações na próxima temporada, e com um objetivo em mente - vencer o rival da cidade para adiar as celebrações de um título há muito anunciado.
Só que os últimos encontros não abonam a favor do AC Milan, isto porque, para todas as competições, o Inter vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas.
De resto, Stefano Pioli até detém um recorde do qual não se deve orgulhar, uma vez que é o treinador com mais derrotas (nove) na história dos dérbis de Milão.
Prognóstico: Inter vence e mais de 2,5 golos.