Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação Inglesa de Futebol pondera novo cartão azul

Andreas Würtz Adamsen
David Coote talvez tenha de se habituar a uma nova cor de cartão na próxima época
David Coote talvez tenha de se habituar a uma nova cor de cartão na próxima épocaProfimedia
Na próxima época, as equipas que participem na Taça de Inglaterra poderão ser penalizadas com sanções de 10 minutos de jogo aos seus jogadores. De acordo com o "The Telegraph", está prevista a introdução de um cartão azul, que expulsará o jogador faltoso do campo durante exatamente 10 minutos.

Qualquer pessoa que conheça minimamente modalidades como o andebol e o hóquei em patins conhece o castigo de dois minutos, que manda o jogador infrator para o banco de suplentes durante exatamente dois minutos, enquanto a sua equipa tem de jogar com um homem a menos durante o mesmo período.

Talvez uma sanção semelhante venha a ser em breve uma realidade também no futebol. Uma sanção que pode ser multiplicada por cinco. De acordo com o The Telegraph, a Federação Inglesa de Futebol (FA) está a preparar um novo cartão que permitirá aos árbitros mandarem um jogador para o banco de suplentes durante 10 minutos. 

O jornal inglês noticia esta novidade esta quinta-feira. O cartão será de cor azul, para se distinguir facilmente dos cartões amarelos e vermelhos, e poderá custar à equipa cujo jogador receba um dos cartões azuis 10 minutos de tempo de compensação.

Ao mesmo tempo, dois cartões azuis - ou um cartão azul em combinação com um amarelo - desencadearão uma expulsão efetiva, tal como acontece com o cartão vermelho direto ou dois cartões amarelos.

O cartão já foi testado nos escalões amadores do País de Gales e, segundo o The Telegraph, a IFAB, International Football Association Board, vai anunciar a nova medida para uso profissional já esta sexta-feira. A referida federação está disposta a utilizar a FA Cup, a prestigiada competição inglesa, como torneio experimental.

A introdução do cartão azul seria o primeiro novo cartão a ser introduzido no futebol em mais de 50 anos, depois de o cartão amarelo ter sido introduzido no Campeonato do Mundo de 1970, no México.

No início dos anos 90, Lothar Matthäus também propôs a introdução de um cartão roxo para infrações excecionalmente graves, uma proposta que, como todos sabemos, nunca se concretizou.