Federação Inglesa de Futebol pondera novo cartão azul
Qualquer pessoa que conheça minimamente modalidades como o andebol e o hóquei em patins conhece o castigo de dois minutos, que manda o jogador infrator para o banco de suplentes durante exatamente dois minutos, enquanto a sua equipa tem de jogar com um homem a menos durante o mesmo período.
Talvez uma sanção semelhante venha a ser em breve uma realidade também no futebol. Uma sanção que pode ser multiplicada por cinco. De acordo com o The Telegraph, a Federação Inglesa de Futebol (FA) está a preparar um novo cartão que permitirá aos árbitros mandarem um jogador para o banco de suplentes durante 10 minutos.
O jornal inglês noticia esta novidade esta quinta-feira. O cartão será de cor azul, para se distinguir facilmente dos cartões amarelos e vermelhos, e poderá custar à equipa cujo jogador receba um dos cartões azuis 10 minutos de tempo de compensação.
Ao mesmo tempo, dois cartões azuis - ou um cartão azul em combinação com um amarelo - desencadearão uma expulsão efetiva, tal como acontece com o cartão vermelho direto ou dois cartões amarelos.
O cartão já foi testado nos escalões amadores do País de Gales e, segundo o The Telegraph, a IFAB, International Football Association Board, vai anunciar a nova medida para uso profissional já esta sexta-feira. A referida federação está disposta a utilizar a FA Cup, a prestigiada competição inglesa, como torneio experimental.
A introdução do cartão azul seria o primeiro novo cartão a ser introduzido no futebol em mais de 50 anos, depois de o cartão amarelo ter sido introduzido no Campeonato do Mundo de 1970, no México.
No início dos anos 90, Lothar Matthäus também propôs a introdução de um cartão roxo para infrações excecionalmente graves, uma proposta que, como todos sabemos, nunca se concretizou.