Phil Foden não quer pensar na saída de Guardiola do Manchester City
Guardiola, depois de ter conduzido a sua equipa a um inédito quarto título consecutivo da Premier League, deu a entender que poderá sair no final do seu contrato, na próxima época, dizendo que está mais perto de deixar o clube do que de ficar.
"Não sei de mais nada para além dele", disse Foden à BBC Sport.
"Por isso, vai ser estranho quando ele se for embora. Não quero pensar muito sobre isso. Quero desfrutar das coisas que estamos a fazer agora com ele", acrescentou o internacional inglês.
Foden, que esteve na frente e no centro do City esta campanha, foi coroado o melhor jogador da época da liga. Marcou 27 golos e fez 11 assistências em todas as competições, jogando tanto no centro como nas alas, quando necessário.
"Sinto que há outros treinadores por aí que complicam um pouco as coisas", disse Foden sobre o treinador espanhol.
"O melhor conselho que ele me deu esta época foi 'não tentes ser o Phil Foden em todas as ações', e sinto que esse conselho foi muito útil", acrescentou o médio.
Guardiola foi criticado por não ter dado tempo suficiente de jogo ao jogador de 23 anos nas épocas anteriores.
"Acho que acreditei no que o treinador estava a dizer. Acreditei no processo", explicou.
"Quando não estava a jogar, sabia que havia jogadores melhores à minha frente. E sabia que quanto mais eu crescesse e quanto mais tempo passasse, haveria uma oportunidade para mim", disse Foden.
O médio rejeitou as sugestões de que o Manchester City venceria facilmente a final da Taça de Inglaterra em Wembley.
"No ano passado, o United não facilitou as coisas para nós", lembrou.
"Quando é um dérbi, no seu dia qualquer um pode ganhar, então, é algo que temos que olhar para frente e estar no nosso melhor se quisermos ganhar", defendeu Phil Foden.