Taça de Inglaterra: Wolves passa (3-2) no prolongamento, Bristol elimina (1-0) West Ham, Luton dá a volta (2-1) ao Bolton
Wolverhampton 3-2 Brentford (após prolongamento)
Os anfitriões começaram a partida com o modesto objetivo de manter os 11 homens em campo durante mais de nove minutos, depois de João Gomes ter sido expulso precocemente no jogo da terceira ronda, que terminou 1-1 no Gtech Community Stadium, em Brentford.
A equipa de Gary O'Neil foi bem-sucedida nessa frente, mas ainda assim tropeçou logo de início, com Nathan Collins a rematar de primeira para abrir o marcado, aos 13 minutos, contra o seu antigo clube.
O Wolves era a equipa em forma, tendo vencido três dos seus últimos quatro jogos à entrada para o encontro no Molineux, e a sua confiança superior começou a fazer-se notar assim que os nervos iniciais se instalaram. Matheus Cunha e Pablo Sarabia estiveram perto de marcar no final da primeira parte, mas foi o português Nélson Semedo quem conseguiu o que os seus companheiros procuraram, rematando para o seu próprio ressalto e pondo fim a uma série de 69 jogos sem marcar. Nelson Semedo marcou o seu primeiro golo desde 9 de janeiro de 2022, tendo sido apenas o terceiro pelo Wolverhampton, para onde se transferiu em setembro de 2020.
O terceiro encontro entre as duas equipas em semanas consecutivas continuou a fluir, com Neal Maupay a ser o próximo a marcar, aos 52 minutos, apontando o seu quinto golo em sete jogos na Taça de Inglaterra pelos Bees.
O jogo estava a escorregar por entre os dedos do Wolves, até que O'Neil introduziu o jovem local Nathan Fraser do banco, e o jogador de 18 anos causou um impacto imediato, enviando uma finalização de alta qualidade para empatar as contas, a 20 minutos de jogo, e ficando a um passo de adicionar um sensacional segundo golo, momentos depois.
Seguiu-se o prolongamento, com Shandon Baptiste a assustar o Wolves ao rematar contra José Sá e acertar na base do poste, antes de Pedro Neto cair na área e ganhar o penálti decisivo, que foi cobrado com segurança por Matheus Cunha. Collins pensou que tinha forçado o penálti ao marcar o que parecia ser o seu segundo golo no final da partida, mas a bandeira de fora de jogo foi prontamente levantada, garantindo ao Wolves a passagem segura para um dérbi de West Midlands contra o West Bromwich Albion na quarta ronda.
O Brentford, por sua vez, prepara-se para o jogo de sábado contra o Nottingham Forest pela Premier League, depois de sete jogos sem vencer.
Bristol City 1-0 West Ham
Após o empate no início de janeiro, o West Ham perdeu a vantagem de jogar em casa e teve de se deslocar a Bristol esta terça-feira para disputar o jogo dos 32 avos de final da Taça de Inglaterra, novamente em Ashton Gate. Parecia que um duelo com os seus rivais, que jogam uma divisão abaixo, não deveria causar grandes problemas aos Hammers.
Danny Ings ficou em posição clara logo no terceiro minuto. No final, não só não conseguiu concretizar a sua oportunidade de remate, como a bola acabou por ir parar ao outro lado do campo. Konstantinos Mavropanos foi forçado a tocar para Łukasz Fabianski, mas o guarda-redes polaco não conseguiu alcançar a bola, que foi atrasada muito devagar. Foi interceptada por Tommy Conway, passou pelo polaco e, passados apenas três minutos, os londrinos viram-se numa situação muito difícil.
Apesar de isto ter obrigado os Hammers a aumentar a sua intensidade, durante muito tempo não houve qualquer vantagem do West Ham no ataque, em grande parte graças aos defesas muito atentos que cobriam a baliza de O'Leary. Só depois dos 35 minutos é que as situações começaram a multiplicar-se, e com elas os pontapés de canto. Os Worms não só sobreviveram ao período de pressão e caminharam para o final da primeira parte com a vantagem, como ainda conseguiram ganhar dois pontapés de canto, o primeiro dos quais obrigou a uma rápida intervenção de Lukasz Fabianski.
A segunda parte começou agressiva, mas de forma alguma no sentido desportivo. Durante um quarto de hora, nenhum dos guarda-redes teve nada a temer, mas houve muita coisa a acontecer em campo. Com um cartão vermelho, Benrahma foi expulso no West Ham e só aos 65 minutos é que o perigoso remate de Souck veio lembrar que o West Ham pode ser perigoso. O'Leary instintivamente mandou a bola por cima do travessão.
Os anfitriões responderam e, aos 71 minutos, Nahki Wells testou Lukasz Fabianski Em vez de uma luta corpo a corpo, tornou-se uma batalha de remates, e esta foi muito melhor de ver. Os adeptos responderam com cânticos altos, antecipando um último quarto de hora eletrizante, que garantiu ao Bristol a passagem à fase seguinte.
Bolton 1-2 Luton Town
O Bolton saiu na frente, com o golo de Dion Charles aos 11 minutos, mas Chong, logo ao quarto de hora, e Ogbene, aos 57 minutos, conseguiram dar a volta ao resultado.
Ambos os golos foram assistidos pelo avançado Carlton Morris, que esteve diretamente envolvido nos últimos três remates do Luton. A última vez que ele balançou as redes foi pelo Burnley na Premier League.
Os Hatters defrontam agora Crystal Palace ou Everton, que jogam uma reedição esta quarta-feira.