Ten Hag promete salvar o projeto do Manchester United ao vencer a Taça de Inglaterra
Acompanhe aqui as incidências do encontro
Ten Hag tem lutado para salvar o emprego a meio de especulações crescentes de que o novo co-proprietário do United, Jim Ratcliffe, planeia demiti-lo após uma época turbulenta. O United terminou em oitavo lugar na Premier League - o pior desde 1990 - e foi eliminado da Liga dos Campeões na fase de grupos.
O treinador neerlandês, que conduziu o United ao seu primeiro troféu em seis anos, ao vencer a Taça da Liga na época passada, também entrou em conflito com Jadon Sancho e Marcus Rashford, criando alegadamente uma divisão no balneário.
O cargo no United tem sido associado ao seleccionador inglês Gareth Southgate, ao ex-treinador do Chelsea, Mauricio Pochettino, ao treinador demissionário do Bayern de Munique, Thomas Tuchel, e ao treinador do Ipswich, Kieran McKenna.
Mas Ten Hag está convencido de que pode virar a maré, garantindo o primeiro triunfo do United na Taça de Inglaterra desde 2016, vingando a derrota da época passada para o City na mesma fase da competição e assegurando a qualificação do seu clube para a Europa.
Questionado na quinta-feira se a final poderia ser o seu último jogo como treinador do United, Ten Hag riu-se e respondeu aos jornalistas:
"Não tenho nada a dizer. Estou apenas concentrado no trabalho que tenho de fazer. Em primeiro lugar, é preciso ganhar o jogo de sábado e, depois, estamos no projeto. Continuar com o projeto. Depois de cada época, é preciso fazer uma revisão e ver em que ponto do projeto se está e o que é preciso mudar. Falámos recentemente sobre isso. Há jogadores a evoluir e valores a subir", garantiu.
No fim de semana passado, o City sagrou-se campeão da Premier League pela quarta época consecutiva, um registo sem precedentes, além de ter conquistado seis das últimas sete edições do campeonato.
É tudo uma questão de troféus
Os homens de Pep Guardiola já derrotaram o United duas vezes nesta temporada, e Ten Hag sabe que uma vitória surpreendente para o United seria um motivo de orgulho.
"É tudo uma questão de troféus. Temos uma grande oportunidade de ganhar um troféu. Nos últimos 10 anos, o clube não conquistou muitos, mas temos a oportunidade de ganhar dois em dois anos", disse ele.
"A final da Taça de Inglaterra é um grande acontecimento. Mesmo numa época que não nos está a correr bem, estamos lá. Sabemos que temos uma oportunidade. Não vai ser fácil, mas temos de ir em frente. Temos de acreditar. Sabemos que, muitas vezes, contra bons adversários, jogamos o nosso melhor futebol e isso tem de acontecer no sábado", vincou.
Ten Hag foi prejudicado por lesões de jogadores importantes ao longo da temporada, mas os problemas físicos diminuíram antes da final: Lisandro Martínez e Raphael Varane estão de volta, e Victor Lindelof, Mason Mount e Anthony Martial foram fotografados nos treinos desta semana, mas Harry Maguire e Luke Shaw continuarão afastados.
Ten Hag insistiu que Maguire, que está na convocatória provisória de Inglaterra para o Euro-2024 apesar da sua lesão muscular, não sofreu um revés.
"Acho que não. Ele não conseguiu recuperar a tempo como esperávamos", disse.
Marcus Rashford ficou de fora da seleção inglesa para o Euro depois de uma má temporada e Ten Hag desafiou o avançado do United a provar o seu valor na final.
"Ele parece estar bem e é isto que faz uma carreira, os altos e baixos. Por isso, uma queda também pode ser um combustível, é isso que vejo nos treinos. Ele vai estar muito motivado. Fala com os pés, é muito talentoso", atirou.