Taça de Itália: Frosinone vence Torino (2-1) no prolongamento, Sassuolo elimina Spezia (5-4) nos penáltis
Torino 1-2 Frosinone
O Frosinone marcou o golo da vitória no Olimpico de Turim aos 98 minutos. Depois dos golos de Ibrahimovic e Zima na primeira parte, foi necessário um prolongamento para decidir o vencedor. O golo de Reinier garantiu a passagem aos oitavos de final, onde irá defrontar o Nápoles.
O encontro de hoje entre as duas equipas da Serie A caracterizou-se por um certo equilíbrio, com Juric e Di Francesco conscientes da importância da rotação para chegarem mais frescos ao próximo jogo do campeonato.
A primeira parte começou em grande estilo, com o golo de Ibrahimovic para os visitantes, logo aos cinco minutos, num remate que tocou no poste antes de entrar na baliza. Um suspiro dos ciociari, mas que depois foram travados pelos anfitriões, que chegaram ao empate aos 31 minutos, graças a um cabeceamento de Zima.
Na segunda parte, as duas equipas tentaram uma série de ataques e contra-ataques, sem que o jogo tivesse um verdadeiro domínio. No final, o guarda-redes local Gemello fez uma bela defesa a Cheddira, e Cerofolini fez o mesmo pouco depois, num remate de Vlasic. O apuramento foi assim resolvido no prolongamento.
O Estádio Olímpico tremeu aos 92 minutos, quando o árbitro apitou um penálti a favor do Torino, por falta de Monterisi sobre Seck, mas o VAR anulou a decisão. Foi o banho de água fria que antecedeu a festa: depois de uma boa finalização do habitual Soulé no ar, o Frosinone adiantou-se no marcador aos 98 minutos, com Reinier, emprestado pelo Real Madrid, libertado por um toque esplêndido de Kaio Jorge (outro emprestado, mas pela Juventus).
O Torino tentou reagir com Gineitis e um grande remate de longe de Karamoh, que passou por cima da trave, mas parecia cansado e a acusar o golpe. O segundo tempo do prolongamento começou novamente com uma oportunidade para cada lado: primeiro foi Kaio Jorge, a quem foi negado o golo por uma super intervenção de Gemello, depois foi Cerofolini a exaltar-se sobre Bellanova. O Torino não teve mais para dar. O Frosinone está nos oitavos de final, onde terá o Nápoles de Rudi Garcia à espera.
Sassuolo 0-0 Spezia (5-4 após penáltis)
O compromisso no Mapei foi mais difícil do que o esperado para o Sassuolo de Dionisi contra o Spezia, 16.º classificado da Série B, por um lugar nos oitavos de final da Taça de Itália contra a Atalanta. A equipa de Alvini só foi derrotada nos penáltis, graças a uma grande exibição do guarda-redes Jeroen Zoet.
O treinador emiliano optou por uma rotação muito grande, substituindo dez habituais titulares, e os resultados foram visíveis em campo. Os visitantes chegaram imediatamente ao perigo com Cipot, que se antecipou a Cragno, mas mandou para fora. O Sassuolo reagiu com Volpato e Defrel, que esteve perto de acertar na trave, mas o resultado não foi anulado.
Na segunda parte, o Sassuolo pressionou e voltou a estar perto da vantagem com Defrel e Mulattieri, e Zoet foi obrigado a ir a prolongamento, mas o Spezia não ficou de braços cruzados e chegou mesmo ao golo com Kouda, mas o golo foi anulado por fora de jogo. No prolongamento, o cansaço tomou conta da partida e as duas equipas pareciam não ter forças para fazer ataques decisivos.
O Sassuolo estava desesperado e tentou pressionar nos minutos finais, mas esbarrou em Zoet, que novamente fez uma grande defesa em Pinamonti. Assim, a decisão foi para os penáltis. Depois dos remates certeiros de Kouda e Berardi, Cragno foi superior a Moro. Foi o erro decisivo, porque Lauriente fez o 5-4 e deu a qualificação ao Sassuolo.