Harder por culpa própria: Sporting vence Portimonense e segue em frente na Taça
Recorde as incidências da partida
A Taça de Portugal é terreno fértil de oportunidades e surpresas. Em Portimão, surpresa foi apenas a presença do jovem Bruno Ramos no onze escolhido por Rúben Amorim. O central brasileiro, apenas com um jogo realizado na equipa B dos leões, mereceu o voto de confiança do treinador do Sporting, tal como Ricardo Esgaio, outra das (poucas) novidades da formação verde e branca.
Perante um Portimonense recém-despromovido ao segundo escalão do futebol português, e ainda com muitas dificuldades de adaptação ao seu novo contexto, o campeão nacional entrou confiante, autoritário e sem medo de assumir o rótulo de favorito entregue antes do apito inicial.
A primeira oportunidade surgiu logo aos três minutos, na sequência de uma boa combinação de Trincão e Nuno Santos pelo flanco esquerdo, com a bola a ser colocada para o remate de Harder. Uma pequena ideia do que viria a acontecer mais tarde. Ainda assim, antes de um dos momentos capitais do encontro, Hjulmand forçou Vinícius a uma defesa estupenda, depois de aparecer ao primeiro poste para desviar a bola vinda de um canto cobrado pelo irreverente Quenda.
O relógio avançava, mas a dinâmica não mudava: Sporting com mais bola, completamente instalado no meio-campo do adversário e a procurar muito as ações de Nuno Santos e Trincão pelo corredor esquerdo. E foi por lá que nasceu o golo de Conrad Harder.
Nuno Santos trabalhou de forma exemplar e colocou a bola no jovem avançado dinamarquês, que se encontrava de costas para a baliza. Ainda assim, com um excelente movimento de corpo, encontrou o espaço para rematar (fortíssimo) de pé esquerdo para o fundo da baliza dos algarvios. A teia estava, finalmente, desfeita.
O segundo tempo foi jogado a uma intensidade menor, com Rúben Amorim a aproveitar para dar ritmo a alguns jogadores antes do encontro europeu da próxima semana, e essa postura e dificuldade em chegar ao segundo quase saiu cara ao Sporting.
Os leões apostaram na gestão da vantagem mínima e permitiram o empate, aos 87 minutos, através de Elijah, na sequência de um lance de bola parada que colocou o Sporting em sentido. Mas... havia Harder!
O jovem avançado voltou a aparecer para vestir a capa de herói nos instantes finais, com uma excelente finalização na cara de Vinícius após passe de Gyökeres.
Melhor em campo Flashscore: Conrad Harder (Sporting)