Fábio Veríssimo nomeado para apitar o Sporting-Benfica
Fábio Veríssimo, árbitro de 41 anos da Associação de Futebol de Leiria, foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem para marcar presença no dérbi da Taça de Portugal, esta quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da prova rainha do futebol português.
Este será o sexto jogo entre ‘grandes’ na carreira de Fábio Veríssimo, e o terceiro que ‘apita’ entre os rivais de Lisboa, os anteriores para o campeonato, nas épocas de 2019/20 e 2021/22, ambos com vitória das ‘águias’.
No primeiro dérbi em que esteve, em 25 de julho de 2020, em plena pandemia da covid-19, o Benfica triunfou no Estádio da Luz por 2-1, com golos de Haris Seferovic (28 minutos) e Carlos Vinicius (88), enquanto Sporar marcou para o Sporting (29).
No seguinte, naquele que foi o seu último jogo entre ‘grandes’, o árbitro leiriense marcou presença no Estádio José Alvalade à 30.ª jornada da época de 2021/22, num jogo disputado em 17 de abril de 2022 que o Benfica venceu com golos de Darwin Nuñez e Gil Dias.
Além dos dois dérbis, em épocas que consagraram o FC Porto como campeão nacional, Fábio Veríssimo arbitrou também dois jogos entre ‘dragões’ e ‘águias’, um FC Porto-Benfica (3-0) nos oitavos de final da Taça de Portugal de 2021/22, e um Benfica-FC Porto (1-0) da I Liga de 2018/19.
Também em 2018/19, época em que o Benfica foi campeão, Veríssimo arbitrou ainda o clássico FC Porto-Sporting, na 34.ª e última jornada, que os ‘dragões’ venceram por 2-1, mas terminaram o campeonato em segundo, a dois pontos das ‘águias’.
Na quinta-feira, o dérbi entre Sporting e Benfica, no Estádio José Alvalade, tem início às 20:45, e corresponde à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, estando a segunda mão prevista para 03 de abril, no Estádio da Luz.
Cláudio Pereira substitui lesionado Gustavo Correia
Já para o Santa Clara-FC Porto, dos quartos de final da Taça de Portugal, que foi interrompido aos 27 minutos devido às condições climatéricas, Gustavo Correia, o árbitro que apitou esse jogo, está lesionado e foi substituído por Cláudio Pereira.
Cláudio Pereira, de 37 anos, da associação de Aveiro, terá como auxiliares Inácio Pereira e Luís Costa, com Márcio Torres a desempenhar as funções de quatro árbitro. Bruno Esteves estará a cargo do VAR.
O duelo entre açorianos e ‘dragões’, em Ponta Delgada, que será reatado na quinta-feira, a partir das 15:00 locais (16:00 em Lisboa), iniciou-se a 7 de fevereiro, mas teve de ser interrompido aos 27 minutos, devido às más condições climatéricas, que impossibilitaram que a bola rolasse no relvado do Estádio de São Miguel.
Meia hora após a interrupção, e cumprindo com o regulamento, o árbitro Gustavo Correia regressou ao relvado para testar a capacidade da bola em rolar em diferentes zonas do terreno, verificando que o mesmo estava impraticável, o que levou à suspensão do encontro.
O vencedor irá encontrar nas ‘meias’ o Vitoria SC, já apurado, depois de eliminar o Gil Vicente, com um triunfo caseiro por 3-1.
Nomeações da Taça de Portugal
Árbitro: Cláudio Pereira
Assistentes: Inácio Pereira e Luís Costa
4.º árbitro: Márcio Torres
VAR: Bruno Esteves
AVAR: André Campos
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4.º árbitro: Hélder Malheiro
VAR: Fábio Melo
AVAR: João Bessa Silva