Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rúben Amorim: "Esta equipa tem de tornar esta época especial"

Mário Rui Ventura
Rúben Amorim, treinador do Sporting
Rúben Amorim, treinador do SportingLUSA
Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez este sábado a antevisão à final da Taça de Portugal, marcada para este domingo, às 17:15, diante do FC Porto, no Estádio Nacional, no Jamor.

Fazer história: "Esse é o objetivo (continuar a fazer história) mais do que as conquistas individuais. É verdade que esta equipa técnica quer conquistar a Taça porque nunca a ganhou, mas a dobradinha para o Sporting é muito mais importante. Há 22 anos que não conseguimos vencer. Esta equipa tem de tornar esta época especial. Os recordes são importantes mas valem pouco, o que interessa é o que esta equipa conquista. Temos mais uma hipótese amanhã contra uma grande equipa e um treinador que ganhou mais do que ninguém em Portugal. Vai ser um jogo muito difícil, mas estamos preparados."

Ambiente na equipa: "Fizemos uma semana muito boa, o ambiente foi completamente diferente daquele que tivemos nas últimas duas semanas. Estou muito confiante que vamos fazer história no clube amanhã e vamos continuar no nosso caminho."

Sérgio Conceição: “Defrontar Sérgio Conceição é difícil em qualquer situação. Tem mais vitórias sobre a nossa equipa técnica. É um dos melhores treinadores que já defrontei, principalmente neste tipo de jogos.”

Matheus Reis:  "Matheus Reis não joga. Não está convocado e não está apto."

Trincão e Pedro Gonçalves fora do Euro-2024: "Estão muito bem, são inteligentes, sabem ler o momento, quando estão mais perto de serem chamados. Têm de lidar com esses problemas. Estão preparados.”

Siga a final da Taça de Portugal no Flashscore

Futuro após final da Taça de Portugal: "Já falei do meu futuro. O título de amanhã não interfere nada nessa decisão. Tenho contrato com o Sporting e é para continuar."

Final mais especial como jogador ou treinador? "Como treinador o significado é sempre diferente, não quer dizer que seja mais ou menos feliz. Há uma responsabilidade diferente e parece que aqueles rapazes todos são da minha responsabilidade. Diria que poderá ser mais especial amanhã, pelo meu papel ser mais abrangente e estarmos a um jogo de fazermos algo que num clube grande como o Sporting não é feito há 22 anos. Aquele paradigma que queremos mudar em Portugal não o fizemos. Começámos e isto seria um bom passo. Temos de trabalhar muito. Amanhã no fim do jogo, se tudo correr bem, será um dia especial para todos nós."

Conversa com o presidente sobre o futuro: "Não houve conversa, não houve nada. Nem mudança nenhuma. Tenho contrato com o Sporting. O presidente é feliz com o treinador, eu sou feliz aqui. Continua tudo igual."

Palavras de Frederico Varandas podem prejudicar? "Não. Depende dos jogadores e do que acontecer no jogo. Vai ser sempre um jogo difícil. Volto a dizer o que já disse, foi uma conversa de balneário e não devia ter saído. Se fosse o presidente do FC Porto a dizer isto, estaria todos os dias no ecrã da Academia e tenho a certeza que o Sérgio fez isso. Temos de nos concentrar no que podemos fazer dentro do campo e no nosso futebol. Vai ser quentinho sempre pelos treinadores que gostam muito de ganhar, pelos jogadores, já temos algum passado. Se for de uma forma positiva e não de grandes confusões, vai dar mais sumo à final. As pessoas deviam estar contentes por ser uma final quentinha, com sumo. Mas que corra tudo bem, que ninguém se magoe e não haja confusão fora do estádio. Dentro do campo não vai haver."

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Que FC Porto espera? "Acima de tudo espero um FC Porto forte. Espero que o Pepe jogue amanhã, até porque o selecionador convocou-o e está apto para jogar e vai jogar. O Taremi acho que não porque vai manter os três jogadores na frente e teria de mudar alguma dinâmica. O míster Sérgio Conceição é sempre muito inteligente nestes momentos. Tivemos uma semana longa e preparámos tudo. Acho que na frente vai jogar o Evanilson, o Galeno e o Francisco Conceição. Depois o Pepê o Varela, o Nico. O Pepe vai jogar, o Diogo Costa vai jogar acho que. O João Mário poderá jogar. Defesa esquerdo será o Wendell e o Otávio. Acho que é esse o onze, terá a palavra Sérgio Conceição amanhã. Sei como vai correr o jogo. Não interessa o que aconteceu no campeonato, isto é como se fosse uma época diferente. Estamos preparados para um jogo difícil, como aconteceu no Dragão. Nessa altura a pressão estava do lado do FC Porto e na 1.ª parte estava 2-0 e poderia ter estado 3-0. Conseguimos dar a volta no fim. Vamos estar preparados para o melhor FC Porto. A classificação não interessa. A equipa que conseguir implementar o seu jogo vai estar mais perto de vencer."

Treinador perfeito entre Amorim e Conceição: "É difícil fazer isso do treinador perfeito e tirar características. O que posso dizer é que o míster Sérgio Conceição é muito difícil de bater. Por um lado, gostaria que ele ficasse cá porque um treinador evolui muito a jogar contra ele. Gostaria muito que ele fosse embora porque é muito chato nesse aspecto. Foi talvez o treinador mais difícil de bater e isso vê-se pelo nosso historial. Houve uma fase em que estivemos quase dez jogos sem o vencer. Não vou estar a meter características de um e de outro porque acho que isso não existe. Depende do contexto. O que podemos melhorar é muita coisa. Fizemos muita coisa boa este ano. O que acho é que, enquanto equipa técnica, não podemos relaxar do que fizemos este ano. Vamos ter de mudar um pouco as dinâmicas, a nossa forma de jogar. As características dos jogadores também vão mudar porque se não vamos ter muitas dificuldades no próximo ano. Um treinador tem de estar sempre em evolução."

Jogadores fora da final: "O Matheus Reis não está apto. O Geny está apto, foi convocado. O Antonio Adán não está apto. O resto acho que está tudo apto."

Diogo Pinto titular: "Não tivemos uma preparação diferente. Isso é trabalho do Vital que o conhece, sabe lidar com estes momentos e tem muito mais experiência do que eu. Simplesmente fiz o trabalho como se estivesse lá o Antonio ou o Franco na baliza."

O "azar" de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão: "É difícil tirar um jogador para meter os do Sporting também. Como seria o contrario. O que acho importante dizer aos jogadores é que devemos ser claros com os jogadores. Pote e Trincão não foram escolhidos porque o selecionador prefere outros, não teve a ver com estágios ou timmings. É isso que lhes digo todos os dias porque é assim que eu penso como treinador. As escolhas são para respeitar. O Nuno Santos não vai à seleção não é porque não joga 90 minutos ou os jogos grandes, são escolhas. O único caminho que os jogadores do Sporting têm é tornarem-se melhores jogadores. Não há pensar que têm de mudar de clube ou posição para irem à seleção, têm de pensar é que tem de ser melhores jogadores, de marcar mais golos e de pensar nas próximas convocatórias. Isto é um trabalho de 18 meses, foram escolhidos esses jogadores e é difícil tirar esses jogadores para meter os dos Sporting. Vai começar uma vida nova a seguir e a Taça de Portugal é o próximo passo para serem convocados para o próximo estágio. Não se podem esconder atrás de outras razões. Cabe a eles tornarem-se melhores jogadores para serem convocados."

Máscara de Gyokeres: "Não faço ideia porque ele faz a máscara ou deixa de o fazer. O importante é que faça a máscara amanhã. Isso terão de perguntar a ele."

Escolhas de Roberto Martínez: "Entendo perfeitamente. Já deixei o Pote no banco, já deixei o Trincão muito tempo no banco, já deixei o Nuno Santos no banco. São escolhas do selecionador. Cabe a eles responder todos os dias e mostrarem que são melhores jogadores. Piquei os jogadores? Não, isto é um objetivo muito maior do que isso. Os jogadores sabem que ir à seleção ou não faz parte da vida de um futebolista. Não toquei nisso. Estamos focados no que temos de fazer amanhã."

Diferenças para os outros duelos com o FC Porto: "Se eu soubesse, acertava naquilo que temos de fazer. Acho que vamos estar melhores do que no Dragão e do que no jogo de Alvalade. Também sei que o FC Porto vai estar melhor em Alvalade porque a pressão, o ano difícil já passou. Isto é um jogo completamente diferente. As duas equipas vão estar ao melhor nível e vai ser um jogo diferente."

Pressão do Sporting e do FC Porto: "Vão ser as duas equipas a querer ganhar e isso vai ser um dos segredos do jogo. Ganhámos o campeonato mas temos de sentir a mesma pressão de uma equipa que não ganha nada. O FC Porto ganhou títulos todos os anos. Não ganhámos nenhum títulos na época passada... O Sérgio Conceição falou nas cervejinhas, não lhe faria mal estar um ano sem beber as cervejinhas. Já aconteceu a vários... Não quero os jogadores relaxados só porque são campeões. As duas equipas vão entrar pressionadas, estão habituadas a ganhar e querem ganhar mais um título."

Pressão por causa da convocatória? "Não senti jogadores pressionados. Os jogados são inteligentes, e sabem quando estão perto de ser convocados ou não. Há sempre aquela esperançazinha, mas já sabiam quem ia ser convocado. Estão focados na Taça. São rapazes novos e sabem que o futebol muda de um dia para outro."