Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça de Portugal: Oliveira do Hospital elimina Mafra (1-0), Rio Ave passa no prolongamento (1-3 a.p)

Rodrigo Coimbra e Hugo Filipe Martins c/LUSA
Atualizado
Fábio Ronaldo apontou o primeiro da partida
Fábio Ronaldo apontou o primeiro da partidaANTÓNIO COTRIM/LUSA
Em dia repleto de jogos de Taça de Portugal, o Gil Vicente abriu as honras e assegurou o passaporte para a próxima fase da prova, depois de vencer o Belenenses (0-2), no Estádio do Restelo. Mais tarde, o Rio Ave precisou do prolongamento para eliminar o Atlético CP (1-3 a.p). O Moreirense garantiu a passagem depois de vencer o União de Santarém, por 1-2, em jogo disputado no Estádio Chã das Padeiras. O Casa Pia venceu por 0-5, na visita ao Amora, onde Nuno Moreira assinou um hat-trick e Max Svensson bisou, ambos na segunda parte. O Oliveira do Hospital, da Liga 3, eliminou o Mafra, da Liga 2, por 1-0, com o golo do triunfo, apontando por Souza, de penálti, aos 71 minutos.

Oliveira do Hospital 1-0 Mafra

Primeira parte fria e cinzenta como a tarde em Tábua, num jogo sem grande interesse, com o Mafra com mais posse de bola, mas incapaz de criar perigo, perante um Oliveira do Hospital coeso a defender e a procurar rápidas saídas em contra-ataque, mas raramente o conseguiu fazer com princípio, meio e fim.

Na segunda parte, só aos 61 minutos o Mafra assustou o guarda-redes Lucas, com Precatado, na direita, a rematar cruzado e a bola a sair muito perto do poste da baliza do Oliveira do Hospital.

Na primeira vez que chegou com perigo à área adversária, aos 70 minutos, o Oliveira do Hospital beneficiou de uma grande penalidade, com Varela a sofrer falta de Maiga, e Souza, chamado à conversão, bateu Fraisl e adiantou no marcador o nono classificado da Série B da Liga 3 de futebol.

A perder, Carlos Vaz Pinto fez entrar de imediato Kamara e Falé, e o Mafra acentuou a pressão sobre a defesa adversária, mas o Oliveira do Hospital manteve-se muito coeso defensivamente.

O Oliveira do Hospital segue para a quarta eliminatória da Taça de Portugal deixando pelo caminho o 15.ª classificado da Liga 2.

Amora 0-5 Casa Pia

Moreira marcou aos 57, 75 e 82 minutos, resolvendo para a equipa da Liga uma partida que tinha chegado ao intervalo sem golos, antes de Max Svensson (84 e 90+1, de grande penalidade) consumar a goleada frente à equipa que milita na Série D do Campeonato de Portugal.

A equipa do concelho do Seixal, que na eliminatória anterior tinha vestido a capa de tomba gigantes, ao eliminar o Felgueiras (1-0), da Liga 2, ficou pelo caminho, enquanto os gansos seguem em frente para a quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.

Nuno Moreira marcou um hat-trick
Nuno Moreira marcou um hat-trickRUI MINDERICO/LUSA

União de Santarém 1-2 Moreirense

Em partida referente à terceira eliminatória da prova rainha, Pedro Araújo inaugurou o marcador para a equipa da Liga 3, aos 14 minutos, resultado que Benny e Guilherme Schettine, aos 20 e aos 50, respetivamente, inverteram a favor da equipa comandada por César Peixoto.

O apito inicial foi dado ligeiramente depois da hora marcada, devido a um pequeno constrangimento na viagem da formação de Moreira de Cónegos, mas não demorou a surgir o primeiro lance de perigo, com Rúben Ismael, de cabeça, a ameaçar o primeiro golo dos forasteiros.

Respondeu Alyson Mota, de fora da área, antes de Pedro Araújo, com uma finalização eficaz após uma bela jogada à direita do ataque, inaugurar o marcador a favor dos ribatejanos, aos 14 minutos.

Schettine marcou um dos golos do Moreirense
Schettine marcou um dos golos do MoreirensePAULO CUNHA/LUSA

A resposta não tardou e Benny, aos 20, igualou a contenda na sequência de um remate rasteiro à entrada da área.

A abrir a etapa complementar, Guilherme Schettine completou a reviravolta, já depois de ter visto uma primeira tentativa ser travada pelo guarda-redes da casa, resultado que se manteve até ao final, apesar dos intentos da formação liderada por Carlos Fernandes já nos minutos finais, nos quais Diogo Brás viria ainda a ser expulso devido a uma entrada fora de tempo.

Gondomar 0-1 Santa Clara

Após uma primeira parte sem golos, o primodivisionário Santa Clara conseguiu chegar ao golo e, por consequência, evitar o prolongamento nos minutos finais do encontro na casa do Gondomar.

Um tento solitário de Gabriel Silva, aos 84 minutos, foi suficiente para os açorianos confirmarem a passagem à próxima fase da prova.

Atlético 1-3 a.p Rio Ave

O Rio Ave sentiu dificuldades na deslocação à Tapadinha e precisou de 30 minutos extra para eliminar o Atlético e seguir em frente na prova.

A equipa de Luís Castro marcou o primeiro golo da partida perto do intervalo, por intermédio de Fábio Ronaldo (40'), que estava no sítio certo à hora certa para encostar para o 0-1.

Melhor na partida, o Atlético não desistiu e chegou ao empate, não sem antes ter de sofrer. Vrousai viu vermelho direto após cometer grande penalidade, mas Caleb acertou na barra. No entanto, minutos mais tarde, Pedro Pinto (83') rematou de fora da área para o golo do empate.

A jogar com um a mais, o Atlético veio motivado para o prolongamento, mas o Rio Ave foi mais forte no tempo extra e confirmou o apuramento com golos de Aderllan Santos (104') e Hassan (105'+3).

Belenenses 0-2 Gil Vicente

Com dois escalões a separar as duas equipas, o Gil Vicente, com várias alterações no onze, apresentou-se dominador nos primeiros minutos perante o Belenenses e com algumas oportunidades para fazer balançar as redes de David Grilo. Mas a formação lisboeta, que chegava a este encontro ainda invicta ao fim de 10 jogos, recompôs-se e terminou a primeira parte por cima, embora também sem conseguir abrir o marcador no Restelo.

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

A história foi diferente no segundo tempo. Pouco antes da hora de jogo, Tidjany Touré trabalhou bem pelo flanco esquerdo e rematou para fora do alcance do guarda-redes dos azuis. Golaço!

O golo deu confiança ao conjunto gilista, que voltou a festejar, aos 65 minutos, na sequência de um lance bem trabalhado pela fúria espanhola de Barcelos - Diego Collado cruzou e Jorge Aguirre finalizou para o 0-2 final.

Outros resultados:

Amarante 6-1 Lajense

Caldas 1-2 Tirsense

Oliveira do Hospital 1-0 Mafra

Siga a Taça de Portugal no Flashscore