Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça de Portugal: Varzim tomba Boavista (1-0), Lusitano de Évora surpreende Estoril (0-0, 4-3 g.p.)

Rodrigo Coimbra e LUSA
Atualizado
Adeptos do Varzim
Adeptos do VarzimVarzim Sport Clube
Grande surpresa: o Estoril Praia está fora da Taça. Os canarinhos foram eliminados pelo Lusitano de Évora, do Campeonato da Portugal. A União da Leiria afastou o Nacional, ao vencer por 2-1. Já o Arouca goleou o Maria da Fonte (0-5), enquanto o Farense viajou até São João da Madeira para agarrar o passaporte para a próxima fase da prova rainha do futebol português. Por fim, o Varzim surpreendeu e afastou o Boavista (1-0).

Varzim 1-0 Boavista

O Varzim, da Liga 3, venceu o Boavista, da Liga, por 1-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, seguindo em frente na competição. 

A jogar em casa, o emblema da série A do terceiro escalão marcou o único golo da partida aos 51 minutos, por intermédio do avançado nigeriano Moshood.

O Varzim garantiu um lugar na quarta eliminatória da Taça de Portugal, enquanto Boavista se junta a Estoril Praia e Nacional no grupo das equipas da Liga que foram eliminadas na ronda que marcou a sua estreia na prova.

Os Sandinenses 0-2 AVS

Após uma primeira parte sem golos, o AVS começou a construir o triunfo nos primeiros minutos da etapa complementar. Zé Luís abriu o marcador, aos 48', na cobrança de uma grande penalidade, e John Mercado dilatou vantagem a favor do conjunto avense, aos 66'.

Nota ainda para a excelente exibição de Pedro Trigueira, que esteve em bom plano na defesa da baliza dos visitantes, nomeadamente com defesas a ocasiões criadas por Pedras e Totas.

Vítor Campelos aproveitou a ocasião para dar tempo a jogadores menos utilizados, operando uma verdadeira revolução face ao onze que alinhou no empate em Arouca (1-1), antes do interregno do campeonato para os compromissos internacionais, com Jorge Teixeira e Luís Silva a apresentarem-se como únicos resistentes.

Lusitano GC 0-0 (4-3 g.p.) Estoril Praia

Enorme surpresa em Évora. O Lusitano, do Campeonato de Portugal, aguentou o nulo na receção ao Estoril Praia até ao final do prolongamento e foi mais eficaz (e feliz) na decisão através das grandes penalidades, afastando o emblema da Liga, ao vencer por 4-3.

Com este resultado, o Lusitano de Évora segue para a quarta eliminatória, enquanto o Estoril Praia é a segunda equipa do escalão principal a cair na ronda de estreia, depois do Nacional ter sido derrotado pela União de Leiria, da Liga.

Leiria 2-1 Nacional

Em Leiria, a formação da casa adiantou-se no marcador com um golo de Marco Baixinho, aos 33 minutos, mas o Nacional empatou por intermédio de Matheus Dias, aos 66, de penálti, antes de Daniel dos Anjos, também de grande penalidade, garantir o triunfo dos leirienses, aos 79.

A União de Leiria garantiu uma vaga na quarta eliminatória da Taça de Portugal e conseguiu a proeza de ser a primeira a eliminar uma formação do escalão máximo nesta ronda, que marca a entrada em prova dos emblemas da Liga.

Maria da Fonte 0-5 Arouca

O primodivisionário Arouca passeou na 3.ª eliminatória e deixou pelo caminho o Maria da Fonte.

Yalcin (bis) e Jason deram vantagem à equipa arouquense no primeiro tempo, com Henrique Araújo e Pedro Santos a fecharem as contas na etapa complementar.

A equipa da Póvoa de Lanhoso, que milita nos campeonatos distritais da associação de Braga, não conseguiu opor-se à muito maior qualidade da turma da I Liga, que assumiu desde cedo o comando da partida e o manteve até ao fim.

Lagoa 0-2 Famalicão

O Famalicão sentiu algumas dificuldades para ultrapassar o Lagoa, emblema que compete no Campeonato de Portugal.

Após o nulo verificado ao intervalo, Armando Evangelista lançou uma carta certeira, pouco depois da hora de jogo, de seu nome Yassir Zabiri. O jovem marroquino saltou do banco aos 63 minutos para abir caminho para o triunfo, com golos aos 78 e 87 minutos.

No 1-0, que nasceu de uma má reposição do central Igor Machado no pontapé de baliza, o marroquino serpenteou entre os defesas e finalizou na cara de João Victor, enquanto no 2-0 limitou-se a encostar para a baliza vazia após oferta de Rochinha.

AD Sanjoanense 2-4 Farense

Frente a uma equipa da Liga 3, o primodivisionário Farense chegou à vantagem em cima do minuto 10, altura em que Alex Bermejo aproveitou um passe atrasado de Pastor, que combinou muito bem com Ângelo Neto, para bater o guarda-redes André Duarte.

A vantagem dos leões de Faro viria a ser dilatada nos primeiros minutos do segundo tempo, através de... Alex Bermejo. O espanhol bisou na cobrança exemplar de um livre direto, mas a AD Sanjoanense respondeu quase de imediato, também de bola parada, com Vítor Pisco a aparecer bem ao primeiro poste para bater o guarda-redes Ricardo Velho.

Um auto-golo de Maneta, aos 68 minutos, voltou a colocar o Farense com dois golos de diferença, na sequência de um belo desenho ofensivo a envolver Millán e Pastor pelo corredor direito, pouco antes de Rui Santos aproveitar uma bola de Rúben Neves para anotar o 2-3.

Com pouco menos de 20 minutos para o final da partida, o jogo estava outra vez em aberto, até que Raúl Silva dissipou todas as dúvidas em relação ao vencedor, aos 83', aproveitando um lance algo confuso na área dos alvinegros.

Outros resultados:

Alverca 3-0 Pêro Pinheiro

Brito 1-0 Moura

Covilhã 3-2 Moncarapachense

Alpendorada 1-2 a.p. Cinfães

Leixões 2-1 Alcains

O Elvas 3-2 a.p. Torreense 

Os Marialvas 1-2 Rebordosa

São João de Ver 4-1 Paredes

Vila Real 2-0 Atlético Arcos

Chaves 2-0 Lusitânia de Lourosa