Arrascaeta marca, Flamengo volta a vencer Grémio e apura-se para a final da Taça do Brasil (1-0)
O Flamengo já tinha vencido o Grémio por 2-0 no jogo da primeira mão em Porto Alegre. O resultado desta quarta-feira só ampliou a vantagem da equipa comandada por Sampaoli.
Veja como foi o jogo
Esta é a nona final da Taça do Brasil da história do Flamengo, que terá como rival na decisão o São Paulo. O Grémio, segundo maior campeão do torneio (cinco taças), seguirá atrás do Cruzeiro, detentor de seis conquistas.
Os jogos da final da Taça do Brasil acontecerão nos dias 17 e 24 de setembro, em dois domingos, algo que jamais aconteceu na história do futebol brasileiros. Os visitados ainda serão definidos pela CBF. O Flamengo quer o pentacampeonato, enquanto o São Paulo busca o título inédito.
Pressão gremista
A precisar de reverter o resultado, o Grémio teve mais volume de jogo no primeiro tempo e esteve próximo de balançar as redes com Bitello e Suárez. Os dois, no entanto, não superar o guarda-redes Matheus Cunha e desperdiçaram boas chances.
Mas o Flamengo também teve oportunidades. Logo no início do jogo, Bruno Henrique quase abriu o marcador no Maracanã. Noutra chegada à área, Grando impediu que Arrascaeta fizesse a festa. Empurrado pelos adeptos, o Flamengo conseguiu segurar a pressão da equipa de Renato Portaluppi, levando para o intervalo o 0-0, suficiente para o apuramento.
O personagem Varela
Personagem da semana tumultuada do Flamengo após trocar socos com o companheiro Gerson no treino, Varela foi titular contra o Grémio. Chegou a aquecer com uma máscara, mas depois decidiu entrar em campo sem ela, deixando à mostra o hematoma da confusão com Gerson.
Mas o jogador uruguaio não teve uma quarta-feir feliz. Aos 36 minutos, acabou por deixar o campo de jogo após sofrer um problema no joelho direito. A suspeita é de entorse e um exame será feito nesta quinta-feira para poder confirmar a gravidade ou não da lesão.
Grémio tenta, mas Arrascaeta é letal
O Grémio iniciou o segundo tempo da mesma forma. Uma pressão absurda e com oportunidades em sequência de Suárez, Bitello e depois uma bola no poste a remate de Ferreira.
E o futebol não perdoa. Quem não aproveita as oportunidades, sofre. Aos 69 minutos, o árbitro Braulio da Silva Machado foi chamado pelo VAR para analisar um possível toque de mão de Rodrigo Ely após cabeçada de Léo Pereira. Um lance polémico e interpretativo.
Foram pouco mais de três minutos de tensão até que o juiz determinasse o penálti. As reclamações dos jogadores do Grémio foram em vão. Arrascaeta, aos 73 minutos, colocou a bola na marca de cal, bateu firme, e fuzilou as redes de Grando, colocando o Flamengo na frente no marcador.
Celebração com Sampaoli
Após o golo de Arrascaeta, num gesto de união, os jogadores do Flamengo cercaram o técnico Sampaoli e comemoram o golo com o treinador argentino, inclusive com toques na cabeça iluminada do comandante. Algo bem simbólico no meio de tantos problemas.