Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arrascaeta marca, Flamengo volta a vencer Grémio e apura-se para a final da Taça do Brasil (1-0)

Josias Pereira
Arrascaeta foi o autor do gol que determinou a classificação do Flamengo à final
Arrascaeta foi o autor do gol que determinou a classificação do Flamengo à finalProfimedia
O Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0 nesta quarta-feira (16), no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil e garantiu presença na decisão do torneio. O gol da vitória foi marcado por Arrascaeta, de pênalti, na segunda etapa.

O Flamengo já tinha vencido o Grémio por 2-0 no jogo da primeira mão em Porto Alegre. O resultado desta quarta-feira só ampliou a vantagem da equipa comandada por Sampaoli.

Veja como foi o jogo

Esta é a nona final da Taça do Brasil da história do Flamengo, que terá como rival na decisão o São Paulo. O Grémio, segundo maior campeão do torneio (cinco taças), seguirá atrás do Cruzeiro, detentor de seis conquistas.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Os jogos da final da Taça do Brasil acontecerão nos dias 17 e 24 de setembro, em dois domingos, algo que jamais aconteceu na história do futebol brasileiros. Os visitados ainda serão definidos pela CBF. O Flamengo quer o pentacampeonato, enquanto o São Paulo busca o título inédito.

Pressão gremista

A precisar de reverter o resultado, o Grémio teve mais volume de jogo no primeiro tempo e esteve próximo de balançar as redes com Bitello e Suárez. Os dois, no entanto, não superar o guarda-redes Matheus Cunha e desperdiçaram boas chances.

Mas o Flamengo também teve oportunidades. Logo no início do jogo, Bruno Henrique quase abriu o marcador no Maracanã. Noutra chegada à área, Grando impediu que Arrascaeta fizesse a festa. Empurrado pelos adeptos, o Flamengo conseguiu segurar a pressão da equipa de Renato Portaluppi, levando para o intervalo o 0-0, suficiente para o apuramento.

O personagem Varela

Varela com o olho roxo após brigar com Gerson durante um treino do Flamengo
Varela com o olho roxo após brigar com Gerson durante um treino do FlamengoProfimedia

Personagem da semana tumultuada do Flamengo após trocar socos com o companheiro Gerson no treino, Varela foi titular contra o Grémio. Chegou a aquecer com uma máscara, mas depois decidiu entrar em campo sem ela, deixando à mostra o hematoma da confusão com Gerson.

Mas o jogador uruguaio não teve uma quarta-feir feliz. Aos 36 minutos, acabou por deixar o campo de jogo após sofrer um problema no joelho direito. A suspeita é de entorse e um exame será feito nesta quinta-feira para poder confirmar a gravidade ou não da lesão. 

Grémio tenta, mas Arrascaeta é letal

Arrascaeta marcou de penálti para o Flamengo
Arrascaeta marcou de penálti para o FlamengoProfimedia

O Grémio iniciou o segundo tempo da mesma forma. Uma pressão absurda e com oportunidades em sequência de Suárez, Bitello e depois uma bola no poste a remate de Ferreira.

E o futebol não perdoa. Quem não aproveita as oportunidades, sofre. Aos 69 minutos, o árbitro Braulio da Silva Machado foi chamado pelo VAR para analisar um possível toque de mão de Rodrigo Ely após cabeçada de Léo Pereira. Um lance polémico e interpretativo.

Foram pouco mais de três minutos de tensão até que o juiz determinasse o penálti. As reclamações dos jogadores do Grémio foram em vão. Arrascaeta, aos 73 minutos, colocou a bola na marca de cal, bateu firme, e fuzilou as redes de Grando, colocando o Flamengo na frente no marcador.

Celebração com Sampaoli

Após o golo de Arrascaeta, num gesto de união, os jogadores do Flamengo cercaram o técnico Sampaoli e comemoram o golo com o treinador argentino, inclusive com toques na cabeça iluminada do comandante. Algo bem simbólico no meio de tantos problemas.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore