Taça do Brasil: Atlético-MG vence Sport (2-0) e tem um pé nos oitavos
Atletico-MG 2-0 Sport Recife
O Atlético-MG vem jogando um futebol de alto nível, fechando o mês de abril invicto, com mais um título de Campeonato Mineiro na conta, 100% de aproveitamento na Libertadores, oito pontos na Série A do Brasileirão e a situação bem encaminhada na Taça do Brasil.
Na partida contra o Sport, o domínio foi total do Alvinegro, que poderia ter saído de campo com um placar dilatado sobre um esforçado Sport, mas muito aquém do futebol apresentado pelo time comandado por Milito.
Aos 10 minutos, a torcida do Galo celebrou um golo marcado por Gustavo Scarpa após grande jogada de Hulk, que prevaleceu na força e visualizou a chegada do companheiro. No entanto, devido a um fora de jogo milimétrico, o golo foi anulado.
Em cima do rival pernambucano, a pressão do Galo surtiu efeito aos 28 minutos, quando Matías Zaracho apareceu mais uma vez com precisão para finalizar. A defesa do Sport tentou cortar após cruzamento de Arana, mas a bola ofereceu-se para o atleticano, que cabeceou para o fundo das redes.
A marcação alta do Atlético-MG ditou o ritmo de um primeiro tempo de muita superioridade. O Sport só conseguiu assustar no fim da etapa inicial, em lance com Gustavo Coutinho.
Nos 45 minutos derradeiros, o Galo selou o resultado com Arana. Aos 57 minutos, Scarpa cobrou canto e o lateral alvinegor apareceu no primeiro poste para finalizar, aproveitando a saída do guarda-redes. O Sport teve sorte porque poderia sair da Arena com um resultado muito pior. Foram três bolas na trave, incluindo duas de Hulk.
Detalhes do jogo
Éverson completou a 100.ª clean sheet - quando o guarda-redes não sofre golos - pelo Atlético-MG em 238 partidas. O lateral Guilherme Arana chegou ao seu terceiro golo pelo clube alvinegro na temporada. O atleta ainda tem cinco assistências.
Nota triste
Durante a partida, principalmente após o gol de Zaracho, e em parte do segundo tempo, os adeptos do Sport envolveream-se em confusões na Arena MRV.
Foram registados episódios de vandalismo no estádio atleticano e a polícia teve que intervir com a utilização de bombas de efeito moral e spray de pimenta. Os artefícios militares interromperam a partida no segundo tempo, com o cheiro do spray de pimenta a chegar ao relvado. O jogo foi retomado.
A partida era considerada de alto risco pela Polícia Militar, já que a organizada do Sport possui uma aliança com a Máfia Azul, organizada do Cruzeiro, arquirrival do Galo.
Com o resultado, o Galo segue invicto sob o comando técnico Gabriel Milito. Esta é a quarta vitória consecutiva do Atlético-MG em todas as competições, com o clube a ampliar a invencibilidade atual para 10 jogos, com sete vitórias e três empates.
Além disso, o conjunto mineiro pode até mesmo perder por um golo de diferença no jogo da volta, marcado para o dia 22 de maio, na Arena Pernambuco, que, mesmo assim, conquistará o apuramento para os oitavos de final do torneio nacional.
O Sport perdeu a invencibilidade de 13 partidas na temporada, a maior do Brasil até então. A última derrota do Leão havia acontecido na nona jornada do Campeonato Pernambucano, quando perdeu com o Náutico por 1-0.
A equipe rubro-negra vinha de três vitórias seguidas em todos os torneios, incluindo as duas primeiras jornadas da Série B. Com a derrota com o Galo, o Leão terá que buscar uma vitória por uma diferença de de três golos para se apurar para a próxima fase do torneio nacional. Caso consiga vencer por dois golos, a vaga será decidida nos penáltis.