Taça do Brasil: Flamengo volta a vencer Bahia (1-0) e está nas meias-finais pela pela 17.ª vez
Flamengo 1-0 Bahia
O marcador pode não ter saído do zero na primeira etapa, mas os dois clubes realizaram uma boa partida. Everton Ribeiro, velho conhecido dos adeptos rubro-negros, mostrou a habilidade ao colocar Everaldo cara a cara com Matheus Cunha. Mas o atacante confirmou a má fase e tocou para fora, perdendo uma grande oportunidade.
Depois do susto, o Flamengo passou a ser mais efetivo, pressionando também a saída de bola do Bahia, inclusive com Luiz Araújo a dar tudo na marcação e desarmando com qualidade. A jogada de mais perigo do Flamengo veio num cruzamento de Arrascaeta e finalização de Bruno Henrique, obrigando Marcos Felipe a executar uma grande intervenção.
O Flamengo foi premiado pelo jogo perfeito taticamente, controlando as ações e marcando o adversário. Aos 53 minutos, o Rubro-Negro cravou a vaga nas meias-finais através de um contra-ataque.
Léo Ortiz conectou o passe para Bruno Henrique após duas tentativas. O atacante percebeu a passagem de Arrascaeta e cruzou para o uruguaio, que mandou para o fundo das redes. O Flamengo foi o único clube nos quartos de final que venceu os dois jogos.
Rogério Ceni chegou ao 14.º jogo contra o Flamengo na carreira como técnico. E pela 14.ª vez foi derrotado pelo Rubro-Negro. Uma sequência negativa impressionante e incómoda.
O Flamengo terá como adversário nas meias-finais o Corinthians, que eliminou o Juventude com uma vitória por 3-1, na Neo Química Arena. As datas e horários dos duelos ainda serão definidas pela CBF.
Os dois clubes com o maiores grupos de adeptos do futebol brasileiro, Flamengo e Corinthians reeditarão a final de 2022. Na ocasião, o Rubro-Negro levou a melhor, conquistando o tetracampeonato nos penáltis. As duas equipas também se enfrentaram nas meias-finais de 2018, com o Corinthians levando a melhor.
Esta será a 17.ª aparição do Flamengo em meias-finais da Taça do Brasil, deixando o Grémio para trás e tornando-se de forma isolada na equipa com o maior número de participações na penúltima etapa da competição nacional.
São quatro meias-finais consecutivas do Flamengo, que sonha agora com o pentacampeonato depois de perder a final da temporada passada para o São Paulo.
O Bahia ficou pelo caminho e continua sem atingir uma meia-final da Taça do Brasil na sua história, ficando nos quartos de final em nove oportunidades (1989, 1990, 1999, 2002, 2012, 2018, 2019, 2023 e 2024).