Brais Méndez, o líder insuspeito de uma Real Sociedad que sonha com a final da Taça do Rei
O médio galego, que está na sua segunda época na equipa basca, tornou-se um dos pilares do meio-campo ofensivo do Real.
"O Méndez saiu-nos muito barato. Não tinha dúvidas de que ele iria se adaptar", disse o técnico da Real Sociedad, Imanol Alguacil, após a vitória por 1-0 sobre o Celta na La Liga, em 20 de janeiro, com um golo do ex-jogador do Celta.
O médio espanhol, formado em Vigo, partiu para San Sebastian no verão de 2022 por cerca de 14 milhões de euros.
Desde então, tem experimentado uma grande progressão para se tornar um pilar da equipa de Alguacil, apesar das lesões que sofreu.
"Ele é muito bom".
"Não fiz nada, ele é muito bom. Ele também sabe que teve a sorte de estar rodeado de jogadores extraordinários numa época de ouro da Real Sociedad", disse o treinador da Real Sociedad após a vitória sobre a equipa de Rafa Benítez.
Até ao momento, Brais Méndez marcou seis golos, metade dos quais na Liga dos Campeões, onde foi crucial para a passagem da Real Sociedad aos oitavos de final, onde vai defrontar o Paris Saint-Germain.
Para além destes seis golos, o jogador, que na época passada marcou 11 golos, fez ainda cinco assistências.
"Sinto-me muito bem, fisicamente estou bem e muito confortável, com muita confiança. Sempre me fizeram sentir em casa e isso dá-me muita moral", disse o galego de 27 anos em outubro passado, quando brilhou na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Brais Méndez, que o Tottenham já havia demonstrado interesse em contratar na janela de transferências de janeiro, é um dos destaques da equipa basca.
O médio galego também já sabe o que é jogar pela seleção espanhola, uma experiência que poderá repetir na próxima convocatória, em março. Não joga por La Roja desde 2021, mas o técnico Luis de la Fuente convocou-o em novembro do ano passado.