Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quando o Barcelona perdeu seis vezes seguidas em Salamanca

Daniel Núñez
O Barça de Van Gaal sucumbiu em Salamanca
O Barça de Van Gaal sucumbiu em SalamancaProfimedia
O último precedente sorri à equipa azulgrana, mas durante várias décadas Salamanca foi um lugar indesejado por diferentes gerações.

Siga as principais incidências da partida

Houve uma altura em que a extinta Unión Deportiva Salamanca se tornou um dos grandes flagelos do Barcelona. As coisas mudaram tanto que até estamos a falar do século passado e de um clube que já não existe. A instabilidade permanente, claro, esteve muito presente no futebol da cidade. No mesmo ano nasceu o próximo adversário da equipa catalã, obrigado a superar um clube cada vez mais bem apoiado.

O protagonista local chama-se agora Unionistas, que joga no terceiro escalão e tem como objetivo (a longo prazo) estabelecer-se no futebol profissional. A realidade é que conseguir a promoção esta época parece difícil, mas não impossível, já que a equipa de Dani Ponz está no décimo terceiro lugar e a seis pontos dos lugares de acesso ao play-off. O bom desempenho na Taça do Rei pode, sem dúvida, servir de trampolim para a subida.

No passado, o Barcelona perdeu até seis vezes consecutivas em Salamanca (e sempre sem conseguir marcar um único golo). A má série começou em março de 1975, embora um desses resultados não tenha tido consequências negativas por se tratar de uma jornada dupla do torneio KO, e prolongou-se por vários anos, já que só conseguiu pelo menos um empate em 1980.

A oitava deslocação terminou novamente em derrota, tendo finalmente conseguido vencer na décima deslocação (1-3 em 1983). O mesmo resultado repetiu-se na vez seguinte, nada parecido com o que aconteceu em 1998, quando perderam por 4-3 (meses depois, sem mudança de época, sofreram uma humilhante derrota por 4-1 em Camp Nou). A última memória, no entanto, é mais positiva para os Culés (1-4 no Helmántico).