Taça do Rei: Barcelona elimina (3-2) Barbastro, Real Sociedad vence (1-0) Málaga, Tenerife surpreende (2-0) Las Palmas
Tenerife 2-0 Las Palmas
Só o Tenerife deu ao dérbi das Canárias a importância que um jogo tão importante merecia. Ao Las Palmas, confiante na vitória pelo simples facto de estar um nível acima dos seus vizinhos, faltou intensidade, caráter e ambição para continuar a sua caminhada na Taça do Rei deste ano.
O desleixo dos amarelos, desta vez de vermelho vivo, levou a que o Tenerife se adiantasse no marcador com um golo de José Amo, logo aos quatro minutos de jogo. O aviso não foi suficiente para acordar os visitantes, que só encontraram alguma alegria quando Pejiño tocou na bola.
Sem se excederem e aproveitando as oportunidades que tiveram, os homens de Asier Garitano aumentaram a vantagem aos 21 minutos, através de um golo de Luismi Cruz. O Las Palmas estava à beira do abismo, mas não havia sinais de reação.
Nem mesmo a expulsão de José Amo na segunda parte ajudou a equipa da Primera División a acumular oportunidades perigosas. Uma situação que obrigou García Pimienta a utilizar homens fortes como Moleiro e Kirian para enfrentar a última meia hora do jogo.
O nervosismo estava a fazer-se sentir numa equipa "peep-peep", que perdeu Julián Araujo com um duplo cartão amarelo por uma cabeçada em Nacho, aos 76 minutos.
Foi o prelúdio de uma eliminação dolorosa, que marcou a quarta derrota dos amarelos nos últimos cinco encontros contra o Tenerife.
Barbastro 2-3 Barcelona
O Barbastro lutou com todo o entusiasmo e conseguiu marcar um golo contra o Barcelona. O golo colocou a equipa de Huesca a perder por 1-2 e o sortudo que o converteu foi Adrià De Mesa, conhecido por jogar na Kings League com os Ultimate Móstoles de DjMaRiiO.
Antes do golo dos da casa, a equipa de Xavi Hernández já tinha colocado o jogo fora de dúvida com golos de Fermín e Raphinha. Destaque para o brasileiro, que assumiu um papel com muito mais liberdade do que o habitual para aparecer em todas as zonas do ataque blaugrana e fê-lo na perfeição.
A nota negativa foi a lesão de Iñigo Martínez, que se retirou aos berros na segunda parte, antevendo certamente outra lesão que o deixará, desta vez, sem a Supertaça de Espanha. Pouco depois, Robert Lewandowski marcou um golo elegante de 11 metros.
Vítor Roque podia ter marcado o seu primeiro golo com a camisola do Barça, mas um inspirado Arnau impediu o brasileiro de fazer o 1-4 no um contra um. O segundo golo do Barbastro foi marcado por Marc Prat, também de grande penalidade, para dar mais emoção aos minutos finais.
Málaga 0-1 Real Sociedad
Um jogo muito sério para o Málaga, um clássico do futebol espanhol, contra uma das equipas que melhor futebol praticou na Liga dos Campeões esta época. Por isso, a Real Sociedad suou para se qualificar na Taça do Rei pela margem mínima no La Rosaleda.
O gol da vitória veio de uma bola parada, quando Einar Galilea acabou por desviar o remate de Mikel Merino para a própria baliza.