Triunfo na Taça do Rei recompensa a melhor equipa do Athletic Bilbao em 40 anos
O Athletic venceu o Maiorca por 4-2 nas grandes penalidades, depois de um tenso empate 1-1 entre duas equipas que não se conseguiram separar após 120 minutos de futebol de alta intensidade.
O clube basco conquistou o 24.º título da Taça do Rei - apenas o Barcelona tem mais -, mas foi a primeira vez que ganhou um troféu importante em 40 anos. Durante esse tempo, o clube chegou à final seis vezes, mas perdeu em todas as ocasiões até sábado, no lotado estádio La Cartuja, em Sevilha.
Os adeptos viajaram em massa do norte de Espanha para o ensolarado sul para verem a equipa levantar o primeiro grande troféu do clube desde 1984.
Nenhum dos jogadores do atual plantel era nascido nessa altura, mas, como o clube só utiliza jogadores de origem basca, a grande maioria cresceu a sonhar com o sucesso. Nessa época histórica que culminou na dobradinha, a equipa embarcou no emblemático barco conhecido como "Gabarra" para festejar, e o atual plantel fará o mesmo na próxima semana.
"É incrível, é incomparável com qualquer outro (triunfo) Basta ver como estava o estádio e os adeptos que compareceram", disse Valverde aos jornalistas nas primeiras horas da manhã de domingo.
Valverde, pouco apreciado no Barcelona, onde ganhou dois títulos da Liga nas duas primeiras temporadas e foi demitido com a equipa no topo da tabela durante a terceira, forjou uma equipa dinâmica e emocionante depois de ser nomeado em 2022.
O Athletic, impulsionado nos flancos pelos irmãos Inaki e Nico Williams, joga um futebol rock 'n' roll, segundo o médio Ander Herrera, antigo jogador.
"Às vezes os sonhos tornam-se realidade"
A famosa academia Lezama do clube produziu muitos jogadores impressionantes nas últimas décadas, mas o atual plantel conta com alguns dos melhores jovens talentos até à data. O guarda-redes Julen Agirrezabala, que defendeu o penálti de Manu Morlanes na decisão, tem 23 anos e atualmente é apenas suplente de Unai Simon.
Oihan Sancet, que marcou o golo do empate na final tem a mesma idade e já começou a ganhar espaço na equipa espanhola, enquanto o homem do jogo na final, Nico Williams, de 21 anos, tem uma velocidade alucinante e habilidade refinada.
Dani Vivian, estreante recente na seleção espanhola, tem 24 anos, e os médios Unai Garcia e Benat Prados têm 20 e 23 anos, respetivamente, com os seus melhores anos pela frente.
O Athletic espera que o sucesso não seja o fim da viagem. Quinto classificado na LaLiga, os leones estão na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões da próxima temporada. O clube só conseguiu isso uma vez no século XXI, terminando em quarto lugar na temporada 2013/14.
Aymeric Laporte, Aritz Aduriz e Iker Muniain foram as principais figuras daquela temporada, mas a colheita atual tem um potencial mais alto - atualmente as nuvens, de acordo com Valverde. Muniain, de 31 anos, já não é titular, mas depois de sofrer quatro derrotas na final, finalmente pôde colocar as mãos no troféu.
"Às vezes, os sonhos tornam-se realidade", escreveu o jogador no Instagram, numa foto sua deitado na cama com a taça gigante.
O que se segue? "Por enquanto, apenas uma boa comemoração, que geralmente é algo em grande. Mais tarde, alguém terá de os fazer descer das nuvens e concentrar-se na La Liga, e esse alguém é normalmente o treinador", brincou Valverde.