Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Galo e Botafogo já estão na final? As maiores reviravoltas da história da Libertadores

Alex Xavier
Fogão goleou o Peñarol na primeira mão
Fogão goleou o Peñarol na primeira mãoVítor Silva/Botafogo
Peñarol e River Plate vão precisar de um feito inédito na história da Libertadores para dar a volta a Botafogo e Atlético-MG nas meias-finais do torneio deste ano.

Jamais uma equipa reverteu uma desvantagem de mais de dois golos nas meias-finais da competição sul-americana.

A vantagem de 5-0 construída pelo Glorioso contra o Peñarol nunca foi superada em nenhuma fase a eliminar da Libertadores desde a sua criação, em 1960.

Já uma diferença de 3-0 – resultado da vitória do Galo frente ao River em Belo Horizonte, na terça-feira – foi revertida em três ocasiões.

Em 1993, o Sporting Cristal avançou para os quartos de final ao bater o El Nacional por 4-0 na segunda mão, após perder por 3-0 no primeiro encontro. Nos oitavos de final de 2000, o Nacional de Montevidéu foi eliminado pelo Bolívar nos penáltis depois de ter a sua vantagem de 3-0 igualada na segunda mão.

Adeptos do Atlético celebram triunfo
Adeptos do Atlético celebram triunfoPedro Souza / Atlético

A maior reviravolta da história da Libertadores aconteceu nos oitavos de final de 2012 e foi protagonizada pela Universidad de Chile. La U conseguiu reverter um 4-1 sofrido diante do Deportivo Quito ao golear os equatorianos por 6-0 na segunda mão, em Santiago.

Já nas meias-finais, as maiores reviravoltas da história deram-se com apenas dois golos de diferença.

A primeira foi em 2007, quando o Boca Juniors desfez um 3-1 com o Cúcuta Deportivo, da Colômbia, ao ganhar na Bombonera por 3-0.

A segunda foi com o Atlético-MG, na campanha do título de 2013. Os mineiros perderam 2-0 do Newell's Old Boys na Argentina e devolveram o resultado em casa, apurando-se depois nos penáltis.

Na Liga dos Campeões, a irmã europeia da Libertadores, a maior reviravolta de todos os tempos foi de 4-0 para 6-1.

Nos oitavos de final de 2017, após perder com o Paris Saint-Germain, o Barcelona de Messi e Neymar fez meia dúzia de golos no Camp Nou.

O River Plate recebe o Atlético-MG para a partida da segunda mão na próxima terça-feira, 29 de outubro. Já o Peñarol defronta o Botafogo em Montevidéu, na quarta-feira, dia 30.

O calendário da Libertadores
O calendário da LibertadoresFlashscore

Como o regulamento não conta os golos fora de casa, o Galo pode perder por dois golos que avança para a final, enquanto o Fogão pode perder por 4-0.

A decisão da Libertadores está agendada para acontecer no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro.