Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Libertadores: Botafogo, de Artur Jorge, e Palmeiras, de Abel Ferreira, lutam pelos quartos

Os rivais protagonizaram partidas épicas ano passado
Os rivais protagonizaram partidas épicas ano passadoCesar Greco/Palmeiras
Dois dos plantéis mais caros da América do Sul e favoritos ao título da Taça Libertadores, Botafogo e Palmeiras, orientados por treinadores portugueses, enfrentam-se esta quinta-feira de madrugada, às 01:30, no estádio Nilton Santos, no duelo de cartaz dos quartos de final do torneio.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Se nos últimos anos o Palmeiras consolidou-se, juntamente com o Flamengo, como um dos clubes mais ricos e poderosos do continente, com duas Libertadores (2020 e 2021), dois campeonatos brasileiros (2022 e 2023) e uma Taça do Brasil (2020), o Botafogo tem como objetivo juntar-se aos dois desde que o magnata americano John Textor comprou a SAF do clube, em 2021.

Com altos investimentos (este ano fez as duas contratações mais caras do futebol brasileiro, Luiz Henrique e Thiago Almada), o Botafogo deu um evidente salto de qualidade, embora ainda não tenha conquistado títulos.

Últimos 5 duelos entre Fogão e Verdão
Últimos 5 duelos entre Fogão e VerdãoFlashscore

No ano passado, o Alvinegro liderou o Campeonato Brasileiro por várias jornadas até à saída de Luís Castro, mas inexplicavelmente deixou escapar uma vantagem de 13 pontos na reta final e o título acabou com o Palmeiras.

A rivalidade em campo extravasou as quatro linhas, com fortes críticas e acusações entre Textor e Leila Pereira, presidente do clube paulista, o que aumentou as animosidades entre as equipas.

Líder, mas oscilante

O Botafogo chega ao jogo como líder do Brasileirão, com 43 pontos em 22 jornadas, mas conseguiu apenas uma vitória nos últimos quatro jogos e na semana passada foi eliminado da Taça do Brasil pelo Bahia.

No domingo, com vários suplentes, foi derrotado pelo Juventude por 3-2 e só manteve a liderança graças ao Palmeiras, que arrancou um empate contra o Flamengo (1-1) no Maracanã.

Tiquinho treina no Nilton Santos na véspera do duelo brasileiro
Tiquinho treina no Nilton Santos na véspera do duelo brasileiroVitor Silva/Botafogo

O treinador Artur Jorge vai poder voltar a contar o melhor marcador, Tiquinho Soares, mas ainda terá muitos desfalques por lesão: Júnior Santos, Jeffinho, Carlos Eduardo, Rafael e Matheus Nascimento.

Além disso, o experiente lateral uruguaio Damián Suárez, titular, pediu para deixar o clube depois de um suposto interesse do Peñarol, mas a transferência não deu certo e o Botafogo decidiu afastá-lo do plantel.

Expectativa por Estêvão

Por sua vez, o Palmeiras não está bem na temporada. Quarto colocado no Brasileirão, a cinco pontos do Botafogo, os paulistas de Abel Ferreira foram eliminados na Taça do Brasil pelo Flamengo.

A grande dúvida no Verdão é o jovem Estêvão, que se lesionou há duas semanas, mas a expectativa é que esteja pronto para os duelos dos oitavos da Libertadores.

Dudu, Piquerez e Bruno Rodrigues estão fora por lesão, assim como Richard Ríos, suspenso, enquanto o lateral Mayke é dúvida. Felipe Anderson e Zé Rafael, que não jogaram no fim de semana, estão de regresso.

O jogo será disputado a partir das 01:30 (hora em Lisboa) com arbitragem do uruguaio Esteban Ostojich.