Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Libertadores: Botafogo, de Artur Jorge, luta com São Paulo por uma vaga nas meias-finais

AFP
Houve nulo na primeira mão
Houve nulo na primeira mãoVítor Silva/Botafogo
Com a disputa totalmente aberta, São Paulo e Botafogo enfrentam-se esta quinta-feira de madrugada, no estádio do Morumbi, na capital paulista, por uma vaga nas meias-finais da Taça Libertadores-2024, após o empate 0-0 na primeira mão.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Tricolor Paulista saiu vivo do Rio de Janeiro, onde foi atacado incessantemente pelo Botafogo, principalmente na primeira parte, embora tenha conseguido não sofrer e confie agora na força doméstica para chegar à próxima fase.

Tricampeão continental (1992, 1993 e 2005), o São Paulo não disputa as meias-finais da Libertadores desde 2016, quando perdeu por 4-1 no resultado agregado para os colombianos Atlético Nacional, que acabaram por conquistar o título.

Titulares descansados

Ciente da importância do duelo, o treinador argentino Luis Zubeldía poupou praticamente todo os titulares no domingo, na derrota caseira por 1-3 contra o Internacional no campeonato brasileiro. O São Paulo está em quinto lugar no Brasileirão, a 12 pontos do líder, adversário desta quinta-feira, o Botafogo.

Apenas o médio paraguaio Damián Bobadilla e o destaque, Lucas Moura, começaram como titulares em relação ao onze que vai entrar em campo esta quinta-feira. Zubeldía hesita entre repetir a mesma formação da primeira mão, o 3-4-2-1, ou usar um esquema mais ofensivo, com o 4-2-3-1.

Lucas vai descansado para o duelo no Morumbi
Lucas vai descansado para o duelo no MorumbiSPFC

Neste caso, Wellington Rato entraria sobre a esquerda no lugar do lateral Sabino, enquanto Wellington recuaria para atuar na defesa. Sem sanções, os únicos desfalques certos do São Paulo são os lesionados Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor, Liziero e Patrick, enquanto Ferreirinha pode forçar o regresso após mais de um mês lesionado.

"Precisamos de uma postura diferente daquela que tivemos no Rio. É uma final de dois jogos, o principal foi não sofrer golo. Nas eliminatórias precisamos de nos qualificar, não dar espetáculo", disse o veterano Lucas Moura.

Fazer história

Por seu lado, o Botafogo quer dar continuidade ao seu bom momento e fazer história ao chegar pela primeira vez às meias-finais da Libertadores no formato atual, enquanto luta pelo título do campeonato brasileiro.

No sábado, venceu no terreno do Fluminense por 0-1, para o Brasileirão, com golo nos descontos de Luiz Henrique. O Botafogo é o líder do torneio com três pontos a mais que o Palmeiras, o segundo classificado.

O treinador português Arthur Jorge poupou vários titulares antes da segunda mão contra o São Paulo e deve colocar em campo o mesmo onze que jogou em casa.

O Fogão é o único do Rio sem o título continental
O Fogão é o único do Rio sem o título continentalVitor Silva/Botafogo

A prova do bom momento que vive é que quatro jogadores (o guarda-redes John, o lateral Alex Telles e os avançados Igor Jesus e Luiz Henrique) foram incluídos na pré-lista com 50 convocados da seleção brasileira para a jornada dupla de outubro das eliminatórias Sul-Americanas para o Campeonato do Mundo de 2026.

Quem avançar neste confronto de quartos de final vai enfrentar nas meia-finais o vencedor do duelo entre Peñarol e Flamengo, que será disputado na quinta-feira, em Montevideu, após a vitória dos uruguaios por 0-1 no Maracanã.