Libertadores: Caminho para os oitavos começa a ficar mais claro
O Atlético-MG, campeão em 2013, costuma fazer boas campanhas nas fases de grupos, e a atual tem sido uma delas com vitórias sobre Caracas (1-4) e Rosario Central (2-1) para liderar o Grupo G.
Nesta terça-feira, em Belo Horizonte, recebe o Peñarol do Uruguai, com moral em altas após a goleada de 5-0 que aplicou aos venezuelanos em Montevideo, enquanto os argentinos serão visitantes em Caracas.
A situação do Grémio, que também joga nesta terça, contra o Estudiantes na Argentina, é oposta à vivida pelo conjunto mineiro.
O tricolor gaúcho é o último classificado do Grupo C após sofrer duas derrotas em dois jogos. Primeiro com o The Strongest (2-0), na Bolívia, e depois em Porto Alegre diante do Huachipato, do Chile, pelo mesmo marcador.
Por isso, a vitória sobre o Estudiantes (que tem 4 pontos) no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, será fundamental para a equipa de Renato Portaluppi.
Outro clube brasileiro que precisa urgentemente de uma vitória é o Botafogo, lanterna do Grupo D, onde o Junior da Colômbia e o Universitario do Peru dividem a liderança com 4 pontos, seguidos pelos equatorianos da LDU com 3.
A equipa de Artur Jorge, sem pontos em duas jornadas, recebe os peruanos na quarta-feira no Estádio Nilton Santos. Nesta terça-feira, os tubarões de Barranquilla jogam em casa contra o atual campeão da Copa Sul-Americana.
Fla e Flu procuram manter boa forma
A terceira jornada não será fácil para o Flamengo, pelo menos teoricamente. O conjunto comandado por Tite viaja para enfrentar na quarta-feira o líder do Grupo E, o Bolívar (6 pontos) na altitude de 3.650 metros de La Paz.
A equipa rubro-negra (vice-líder com 4 pontos) empatou na estreia (1-1) em casa dos colombianos do Millonarios (terceira) e venceu na segunda ronda os chilenos do Palestino no Maracanã (2-0).
O atual campeão Fluminense vem de dois jogos difíceis, o empate na visita ao Alianza Lima (1-1) e a vitória por 2-1 sobre o Colo Colo no Maracanã. O clube carioca lidera o Grupo A, embora com reservas quanto ao seu desempenho.
O tricolor carioca chega a Assunção para enfrentar na quinta-feira o Cerro Porteño, que após vencer em casa os peruanos do Alianza (1-0) vai lutar por uma vitória diante dos seus adeptos que o colocaria na liderança do grupo.
No entanto, o Colo Colo pode roubar o primeiro lugar se conseguir um triunfo em Santiago sobre o lanterna Alianza, um resultado que o levaria ao topo enquanto aguarda o que acontece na quinta-feira em Assunção.
Palmeiras e São Paulo vão ao Equador
O Palmeiras, vencedor de duas das últimas quatro edições da Libertadores, parecia ter descolado no Grupo F com a vitória por 3-1 sobre o modesto Liverpool do Uruguai.
Desta vez terá um duro desafio contra o Independiente del Valle, na quarta-feira em Quito (2.850 metros de altitude) e com o qual divide, com 4 pontos, a liderança de um grupo que conta também com os argentinos do San Lorenzo, que vai enfrentar o Liverpool em Montevidéu no mesmo dia.
No Grupo B, o São Paulo é o segundo classificado com 3 pontos após uma derrota na estreia na Argentina diante do líder Talleres (2-1) e uma vitória em casa sobre os chilenos do Cobresal (2-0).
Na quinta-feira, vai enfrentar os equatorianos do Barcelona (terceiro) em Guayaquil.
O River Plate, em busca de seu quinto título da Libertadores lidera o Grupo H com 6 pontos, após duas vitórias por 2-0 sobre o Deportivo Táchira em San Cristóbal e o Nacional do Uruguai em Buenos Aires.
Na quarta-feira, em Assunção, diante do Libertad, vice-líder com 3 pontos, o conjunto comandado por Martín Demichelis vai ter um jogo que inspira cuidados, levando em conta a necessidade dos paraguaios de procurarem uma posição melhor na tabela. Enquanto isso o Nacional, também a necessitar de vencer, recebe o último colocado Táchira no mesmo dia.