Libertadores: Flamengo perde no Chile (1-0), Alético-MG confirma apuramento (0-1)
Palestino 1-0 Flamengo
O resultado deixou o Flamengo fora da zona de apuramento para os oitavos de final, em 3.º lugar, com quatro pontos, dois atrás do Palestino, com 6 e arrisca falhar o apuramento para a fase a eliminar da Taça Libertadores.
O Flamengo chegou às sete partidas sem vitórias como visitante na Libertadores, o pior jejum da sua história no torneio. O último triunfo foi a goleada por 0-4 sobre o Vélez Sarsfield na meia-final de 2022, ano em que se sagrou campeão. Desde então, são três empates e quatro derrotas.
Assim como nos desaires recentes, faltou aquele algo mais para que o Flamengo conseguisse chegar-se à frente do marcador. A equipa até obteve certo controlo e criou algumas oportunidades, mas não foi capaz de traduzir a sua enorme superioridade técnica em domínio real.
O Rubro-Negro teve os seus melhores momentos na segunda parte. Bruno Henrique desperdiçou duas grandes chances de abrir o marcador, uma delas com o guarda-redes no chão, e o Fla foi castigado. Cornejo apareceu sozinho numa sobra de um pontapé de canto e fez um golaço ao ângulo.
O golo, que deveria acordar o Flamengo, só deixou a equipa mais desorganizada. A única oportunidade surgiu num remate Luiz Araújo que havia acabado de entrar, à trave. Depois disso, o guarda-redes Rigamonti não voltou a ser obrigado a intervir e o Palestino acabou por confirmar um triunfo surpreendente.
Rosario Central 0-1 Atlético-MG
O resultado garantiu o apuramento do Atlético-MG para os oitavos de final. Com 12 pontos, a equipa não pode ser ultrapassada por Rosario Central e Caracas. Um empate diante do Peñarol, na próxima semana, garante o primeiro lugar.
O Galo também alcançou outra marca impressionante e chegou ao 15.º jogo consecutivo sem perder fora de casa na Libertadores. A última derrota ocorreu na fase de grupos de 2019, quando foi goleado pelo Cerro Porteño.
A equipa brasileira só marcou perto do fim da partida, mas esteve muito perto de abrir o ativo antes do intervalo. O início de jogo foi de intensidade altíssima. A marcação alta não deixou o Rosario Central respirar. Paulinho obrigou o guarda-redes Jorge Broun a fazer duas boas defesas. Hulk, de livre, atirou em cheio no ângulo, mas acertou no ferro.
Depois de ampla superioridade nos primeiros 45 minutos, o Atlético-MG baixou um pouco a intensidade e parecia destinado ao empate sem golos na Argentina. Até que Paulinho apareceu e decidiu mais uma vez na Libertadores.
O camisola 10 do Galo tabelou com Alisson e tocou para Eduardo Vargas. O chileno ajeitou e Paulinho rematou no coração da área para decidir a partida aos 87 minutos, apontando o 5.º golo nesta edição da Libertadores.