Libertadores: Fluminense sofre para vencer Colo Colo (0-1)
Colo Colo 0-1 Fluminense
Não foi um bom primeiro tempo do Fluminense, que encontrou diversas dificuldades e nulo no final dos 45 minutos não pareceu assim tão mau. Essa é a verdade. O Colo Colo teve muito mais volume de jogo, mas faltou qualidade aos chilenos.
De todo o amasso da equipa comandada pelo técnico Jorge Almirón, o mesmo que esteve com o Boca Juniors na final da Libertadores do ano passado, apenas uma oportunidadde efetiva representou perigo à baliza defendida pelo guarda-redes Fábio, que executou grande intervenção.
Diniz estava visivelmente irritado à beira do gramado. Marcelo cometeu erros, Felipe Melo teve que desdobrar-se na marcação e ainda levou um cartão amarelo que o tira do próximo jogo da equipa na Taça Libertadores. Para completar, Douglas Costa ainda deixou o campo de jogo na etapa inicial acusando dores na coxa esquerda. Alexsander foi a escolha para o render.
Os primeiros remates do Fluminense só aconteceram nos acréscimos numa situação isolada de Marquinhos e depois com Lima, a obrigar Cortés a fazer a primeira defesa na partida.
No segundo tempo, o Colo Colo parece ter triplicado sua pressão. Empurrada pelas bancadas, a equipa da casa chegou até a mandar uma bola na trave de Fábio, num remate de Vicente Pizarro.
Mas quando o emblema chileno parecia mais próximo do golo, o Fluminense respirou. Aos 74 minutos da etapa final, Manoel, de cabeça, desviou o forte remate de Marcelo e a bola morreu no fundo das redes de Cortés.
O marcador estava aberto no Monumental para desespero do Colo Colo e o alívio do Tricolor. O tento esfriou os ânimos do conjunto da casa. Apesar de lançar-se ao ataque nos minutos finais, o adversário chileno não possuía mais a efetividade ofensiva.
O Fluminense, por sua vez, não foi um clube inspirador, mas assegurou os três pontos em um jogo de muita entrega do plantel. Um dos exemplos dessa disposição foi Paulo Henrique Ganso, que deu combate, carrinho, ajudou nos dois lados do campo e terminou a partida extasiado.
Com o resultado, o Fluminense é o líder do Grupo A da Libertadores, com oito pontos, três à frente do Cerro Porteño, o segundo classificado. Foi o terceiro jogo sem derrotas do Fluminense em todos os torneios, sendo que a última vitória havia sido o 2-0 sobre o Sampaio Corrêa, na primeira mão da terceira ronda da Taça do Brasil.
O resultado também encaminha a classificação do Tricolor para a fase a eliminar da Libertadores. A equipa fará ainda dois jogos em casa no torneio continental.
O Colo Colo segue na terceira posição, com quatro pontos. O emblema chileno perdeu a oportunidade de ultrapassar até mesmo o Fluminense na tabela. A equipe da casa não perdia há quatro jogos em todas as competições, com duas vitórias e dois empates na atual sequência.
Os dois próximos jogos do Colo Colo no torneio continental serão fora de casa. A luta pelo apuramento ficou ainda mais complicada.