Libertadores: Grémio goleia The Strongest (4-0) no primeiro jogo após a tragédia em Rio Grande do Sul
Grémio 4-0 The Strongest
O jogo marcou o regresso do Grémio aos relvados. As cheias que assolam o Rio Grande do Sul afastaram o Tricolor dos jogos por um mês. Apesar da partida ter sido da última jornada, o Grémio ainda tem mais dois jogos a fazer pela Libertadores. O conjunto do técnico Renato Portaluppi chegou aos seis pontos, podendo alcançar a liderança em caso de vitórias nas rondas restantes.
Apesar de jogar fora de casa, o The Strongest ameaçou a baliza adversária nos instantes iniciais. O Grémio logo tratou de dominar as ações. Depois do guarda-redes Viscarra salvar a equipa boliviana, ele pouco pôde fazer quando Diego Costa fez as vezes de um extremo direito.
Depois de chegar à linha de fundo, o avançado levou a melhor sobre a marcação para fazer um cruzamento certeiro para Soteldo. O venezuelano chutou para o chão, com o ressalto da bola a dificultar a defesa do guarda-redes adversário.
O Grémio não conseguiu tranquilidade ainda no primeiro tempo, e foi para o balneário com a vantagem mínima. Tudo mudou logo no início do segundo tempo, aos 50 minutos, com João Pedro. Ele arriscou de fora da área e foi feliz no remate de pé esquerdo para deixar o Grémio perto dos três pontos.
Com a vitória encaminhada, o Grémio teve os méritos para controlar o resultado e matar o jogo. Aos 67 minutos, Galdino roubou bola no meio de campo e arrancou até a área boliviana, bateu cruzado para decretar a vitória brasileira.
Portaluppi aproveitou a confortável vantagem para rodar o plantel, uma vez que a equipa terá três jogos nos próximos 10 dias. Gustavo Nunes usou da mesma tática de João Pedro para fazer o golo, aos 89 minutos, num remate de fora. As oportunidades desperdiçadas impediram que o Grémio terminasse o jogo com um placar ainda mais elástico.
O Grémio ocupa a terceira posição do Grupo C, atrás do líder The Strongest (10 pontos) e do Huachipato (Chile)), que chegou aos 8 pontos após vencer o último Estudiantes (Argentina). Os argentinos têm apenas quatro pontos e podem chegar, ao máximo, à terceira posição.
Quem terminar na terceira posição, disputa um play-off contra um dos segundos da fase de grupos da Sul-Americana, podendo garantir presença nas oitavas de final do segundo torneio mais importante do continente.
O Grémio volta a jogar no final de semana. No sábado, recebe o Red Bull Bragantino na sétima jornada do Brasileirão. Pela Libertadores, os jogos restantes serão contra Huachipato, fora de casa, no dia 4 e contra Estudiantes, novamente no Couto Pereira, no dia 8.