Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Libertadores regressa para a fase a eliminar: Abel Ferreira e Artur Jorge defrontam-se

AFP
Cerimónia antes da final da Libertadores disputada no Equador
Cerimónia antes da final da Libertadores disputada no EquadorAFP
Mais de dois meses depois, a Taça Libertadores da América 2024 está de volta nesta semana com o início da fase a eliminar de oitavas de final, que terá dois confrontos entre brasileiros.

Atual campeão, o Fluminense vai a Porto Alegre na terça-feira para enfrentar o Grémio, num duelo entre duas equipas que reagiram no Campeonato Brasileiro durante a pausa da Libertadores, mas vêm de eliminações nas oitavas da Taça do Brasil.

Os gaúchos caíram nos penáltis diante do Corinthians, e os cariocas, que no último sábado perderam o clássico contra o Vasco por 2-0, foram eliminados pelo Juventude no Maracanã.

Chaveamento das oitavas
Chaveamento das oitavasCONMEBOL

Também nesta terça, o Atlético-MG vai à Argentina, onde terá pela frente o San Lorenzo.

Com uma época abaixo da expectativa no Campeonato Brasileiro, a Libertadores é a principal aposta para o resto da temporada do Galo, que também tem como objetivo a Copa do Brasil.

Na quarta-feira, o Botafogo, líder do Brasileirão, recebe o Palmeiras no estádio Nilton Santos, num duelo de técnicos portugueses.

Ambos também se despediram da Taça do Brasil nos oitavos de final, com o alvinegro derrotado pelo Bahia e o Verdão pelo Flamengo. Mas a expectativa pelo confronto é grande, dada a rivalidade que cresceu entre os clubes desde o Campeonato Brasileiro do ano passado.

Com esses dois confrontos, o Brasil tem garantidos pelo menos dois representantes nos quartos de final, mas outros clubes do país partem como favoritos contra estrangeiros.

Um deles é o Flamengo, que na quinta-feira recebe o Bolívar no Maracanã, um jogo teoricamente acessível, mas com o desafio dos 3.600 metros de altitude na segunda mão em La Paz.

Os dois clubes deffrontaram-se duas vezes na fase de grupos da Libertadores. No primeiro confronto, em abril, os bolivianos venceram em casa por 2-1. Três semanas depois, no Rio, o Rubro-Negro goleou por 4-0.

Também na quinta-feira, o São Paulo vai a Montevidéu para enfrentar o Nacional, que chega motivado para o confronto de tricampeões da Libertadores depois de conquistar o Torneio Intermédio Uruguaio com vitória sobre o arquirrival Peñarol.

River pelo fim da hegemonia brasileira

O River Plate da Argentina é o último conjunto não brasileiro a vencer a Libertadores, em 2018. De lá para cá, só Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021) e Fluminense (2023) venceram o torneio continental.

Na ocasião, o técnico do River era Marcelo Gallardo, que está de volta ao clube um ano e meio depois de encerrar uma primeira passagem que começou em 2014 e terminou em 2022 com 14 títulos.

Agora, os Millonarios terão um duelo argentino contra o Talleres nas oitavas de final, com o primeiro jogo em Córdoba, na quarta-feira.

Gallardo está de volta ao Monumental de Núñez
Gallardo está de volta ao Monumental de NúñezAFP

Nos demais jogos desta semana, o Colo Colo recebe o Junior Barranquilla em Santiago na terça-feira e o Peñarol encara o The Strongest em Montevidéu.

Os jogos da segunda mão dos oitavos de final da Libertadores serão disputados entre os dias 20 e 22 de agosto.

Os quartos estão programadas para meados de setembro, as meias-finais para as duas últimas semanas de outubro e a final única está marcada para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires, em estádio ainda não definido.