Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Libertadores: River e Peñarol querem evitar mais uma presença brasileira na final

AFP
Marcelo Gallardo, treinador do River Plate
Marcelo Gallardo, treinador do River PlateALEJANDRO PAGNI / AFP
River Plate e Peñarol enfrentam o Atlético Mineiro e o Botafogo em duas meias-finais de alto nível para evitar que o Brasil esteja presente pela sexta vez consecutiva na final da Libertadores.

El Millonario e El Carbonero têm uma vasta experiência na principal competição de clubes da CONMEBOL: o clube argentino disputou sete finais e ganhou quatro títulos, enquanto o uruguaio tem 10, com cinco coroas.

O River venceu as suas duas últimas Libertadores, em 2015 e 2018, ambas sob o comando do atual técnico Marcelo Gallardo, e a sua última final, com El Muñeco no banco, foi em 2019, perdendo para o Flamengo no jogo único em Lima.

Para o clube argentino, chegar à final deste ano tem um incentivo adicional: o luxuoso estádio Monumental, sua casa vitalícia em Buenos Aires, irá sediar a decisão do título em 30 de novembro.

"É uma situação que nos coloca numa situação de grande desejo de chegar (à final). Temos de enfrentar um adversário difícil, que terá o mesmo desejo que nós e está passando por uma situação semelhante à nossa, e é por isso que eles vão apostar tudo na Libertadores", disse Gallardo.

O Peñarol, por outro lado, tem lembranças distantes de competir pelo título da Copa América. Em 2011, perdeu a final para o Santos, então sob os holofotes de Neymar, e o seu último título veio em 1987, quando numa final épica derrotou o América de Cali num play-off em Santiago.

Milito x Gallardo

Nas meias-finais, os encarnados vão defrontar o Atlético Mineiro, vencedor da Libertadores de 2013, quando era orientado por Ronaldinho Gaúcho nos seus últimos anos de atividade.

O Galo chegou pela última vez às meias-finais em 2021, mas caiu diante do campeão de 2020, o Palmeiras, que defenderia com sucesso a coroa na final contra o Flamengo.

"Todos os jogadores estão a fazer um grande esforço, tanto físico como mental. Isso vai continuar a acontecer até ao final da temporada. Por isso, temos de continuar a ser competitivos, o que acredito que vamos ser", disse o treinador do Mineiro, Gabriel Milito, analisando a atual forma da sua equipa.

O primeiro confronto entre Atlético Mineiro e River Plate será disputado em Belo Horizonte. A segunda mão está marcada para o dia 29 deste mês, em Buenos Aires.

Os próximos jogos do River Plate
Os próximos jogos do River PlateFlashscore

Peñarol não se intimida com o Botafogo

Pela primeira vez nas meias da Libertadores no atual formato da competição, o Botafogo, com apenas um título internacional (Taça Conmebol de 1993) em 120 anos de existência, enfrenta o histórico Peñarol, um dos clubes mais vitoriosos das Américas.

O Fogão, que tem apaixonado os seus adeptos esta época graças à sua sólida posição no topo do Brasileirão 2024, deu-se ao luxo de eliminar o Palmeiras nos oitavos de final e o São Paulo nos quartos de final, dois resultados que falam da sua forma imbatível.

Treinado pelo português Artur Jorge desde o início de abril, o Botafogo tem o futebol ofensivo que o Brasil adora e encontrou nos avançados Luiz Henrique e Igor Jesus, e no argentino campeão mundial Thiago Almada, o trio perfeito para enfrentar os seus adversários.

O Peñarol não será páreo para o Botafogo, principalmente pela atuação impecável contra o Flamengo nos quartos-de-final, que eliminou com uma vitória no Maracanã e um empate em Montevidéu.

A forma recente do Botafogo
A forma recente do BotafogoFlashscore

"O Botafogo tem mais do que o Flamengo, está num momento melhor. Primeiro no Brasileirão, pela primeira vez nas meias finais da Libertadores, e com o plantel completo (...). Eles têm três jogadores na seleção brasileira. Isso dá uma ideia dos jogadores que eles têm", disse o técnico Diego Aguirre, herói do título do Carbonero na Libertadores de 1987.

O primeiro confronto entre Botafogo e Peñarol será no Rio de Janeiro. O jogo da segunda mão está marcado para o dia 30 deste mês, em Montevidéu.

Os vencedores das meias disputam a partida única pelo título no dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.