Libertadores: Um revigorado Flamengo encara a altitude e o Millonarios
Acompanhe as incidências da partida
O Flamengo, que tem três títulos continentais, testa o ex-técnico da seleção brasileira Tite, que tem contrato até novembro de 2023. O treinador vai procurar manter o alto padrão estabelecido por Dorival Júnior, quando fez do Fla campeão da Libertadores em 2022.
O Millonarios, treinada pelo colombiano Alberto Gamero desde 2019, enfrenta um gigante do futebol sul-americano no estádio El Campín, que vem de uma vitória sobre o Nova Iguaçu (3-0) no jogo da primeira mão da final do Campeonato Carioca, no sábado.
Ponto 1: Jogar na altitude
Sem a experiência de elite do Flamengo em torneios internacionais, o Millonarios entrará em campo ostentando o seu mais recente título do torneio colombiano em janeiro, somando-se aos 16 títulos nacionais desde a sua fundação em 1937.
Para garantir uma estreia na Libertadores com o pé direito, a equipa de Gamero tentará usar a geografia de Bogotá a seu favor em uma partida a mais de 2.600 metros acima do nível do mar.
Um fator que pode funcionar contra os jogadores da equipa do Rio de Janeiro e os adeptos da casa num estádio com capacidade para 39.000 pessoas.
Mas os Ambassadors não estão no seu melhor momento. A sua participação no torneio Apertura da liga colombiana até agora tem sido tímida e insuficiente. A equipa está em 9.º lugar na classificação, com 19 pontos.
O Flamengo, por sua vez, diz estar preparado para jogar na altitude.
"Não deve ser algo que nos prejudique", disse o adjunto de Tite, César Sampaio, após ser questionado sobre o assunto em conferência de imprensa no sábado.
Ponto 2: Escândalo de doping
Um escândalo de doping prejudicou o início da fase de grupos do Mengão. O avançado Gabigol foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude a um exame antidoping no ano passado.
O atacante do Flamengo, que foi acusado no caso em dezembro, nega as acusações de ter obstruído um exame antidoping surpresa. "Reitero que nunca tentei obstruir ou fraudar qualquer exame", disse Gabigol, que acrescentou que recorrerá da decisão.
Assim, o Flamengo ficará sem um dos seus emblemáticos jogadores, que foi titular da equipa na conquista da Libertadores de 2019, feito que o clube repetiu em 2022.
Ponto 3: Lesões
Os "Millos" entram na fase de grupos com incertezas no seu plantel devido a algumas lesões. O defesa Andrés Llinás perderá a partida, pois ainda está a dias de se recuperar de uma lesão sofrida na semana passada na sua perna esquerda. A participação do defesa Jorge Arias, que sofreu uma distensão muscular durante um jogo em casa, ainda é incerta.
Apesar da necessidade desesperada de vitórias na liga, Gamero decidiu apostar tudo em "ter uma Libertadores muito boa", disse ele em conferência de imprensa na quinta-feira.
E na partida do campeonato colombiano no sábado contra o Fortaleza, o técnico tentou usar uma equipa alternativa para poupar alguns jogadores para o torneio continental. "Vamos enfrentar uma grande equipa e queremos fazer as coisas bem", disse o técnico do Ambassadors.