Reunião termina sem acordo e jogo entre Peñarol e Botafogo pode ser à porta fechada
Acompanhe aqui as incidências do encontro
A entidade que rege o futebol sul-americano exigiu que as autoridades do país e o Peñarol garantam a presença da claque do Botafogo no estádio Campeón del Siglo.
No entanto, uma reunião entre os representantes da CONMEBOL e as autoridades uruguaias terminou sem acordo e o jogo pode ser realizado à porta fechada ou noutro local. O Ministério do Interior do Uruguai mostrou-se totalmente reticente à possibilidade de permitir a entrada de adeptos do Botafogo, prevalecendo a posição inicial em relação ao tema.
A orientação da CONMEBOL é para as partes aguardarem a decisão final, que pode sair ainda esta terça-feira. Muitas questões legais estão em jogo, inclusive a venda já realizada de bilhetes para os botafoguenses, cerca de 1.600 já foram vendidos e muitos deles já estão em solo uruguaio.
Mas o clima não é dos melhores depois do enfrentamento entre fanáticos do Peñarol e a Polícia do Rio de Janeiro na semana passada, quando quase trezentas pessoas foram detidas pelas forças de segurança da cidade brasileira.
Adeptos do Botafogo já relataram incidentes em Montevidéu, além de insultos raciais. Apesar deste clima tenso, a CONMEBOL quer garantir a realização do jogo com a presença dos aficionados das duas equipas, como estabelece o regulamento. O ofício encaminhado à Associação Uruguai de Futebol traz as seguintes informações:
"Solicitamos que o Ministério do Interior da República Oriental do Uruguai conjuntamente com o Club Atlético Peñarol, garantam por escrito que tenham condições de segurança necessárias para a realização do encontro com a presença de ambas partes, e que a mesma seja enviada à Conmebol antes de 29 de outubro, às 10h (do Paraguai), caso contrário a Conmebol se reserva o direito de:
1. Estabelecer que a partida das semifinais se jogue sem público, ou
2. Transferir a partida para outro local, conforme disposto no Art. 4.2.2 del Manual de Clubes".
Peñarol e Botafogo enfrentam-se na madrugada de quinta-feira, às 00:30 (hora de Lisboa), na segunda mão da meia-final da Taça Libertadores. O Botafogo pode perder por até quatro golos que, mesmo assim, garante presença na grande decisão do torneio continental.