Gold Cup: Catar surpreende México (1-0) e Queiroz segue para os quartos
Recorde as principais incidências da partida
No Grupo B, o Catar surpreendeu o já qualificado México para assegurar o passaporte para a fase a eliminar, deixando para trás as Honduras, que foi eliminada da competição apesar de vencer o Haiti (2-1).
Os anfitriões do Campeonato do Mundo de 2022, treinados pelo português Carlos Queiroz, abriram o ativo aos 27 minutos, quando Musaab Khidir rematou cruzado da direita e Hazem Shehata acertou no alvo com um excelente cabeceamento ao ângulo da baliza mexicana.
A seleção mexicana carregou na segunda parte, mas não conseguiu inverter o resultado e impedir a eliminação catari.
Santiago Giménez chutou para fora de uma posição promissora e, em seguida, Edson Alvarez cabeceou contra a trave.
Já nos acréscimos, Israel Reyes teve outra oportunidade de empatar - e ajudar Honduras a passar para a fase seguinte -, mas o seu cabecemaento também não acertou o alvo.
Recorde-se que o Catar, atual campeão asiático, chegou às meias-finais da Gold Cup na sua última participação como convidado, há dois anos.
Jesus Ferreira endiabrado
Recorde as principais incidências do EUA-Trinidad & Tobago
A história foi diferente para os Estados Unidos, que, após um susto inicial, dominaram completamente a fraca seleção de Trinidad & Tobago.
A equipa das Caraíbas esteve perto de abrir o marcador aos 11 minutos em Charlotte, quando o extremo Levi Garcia cruzou da direita, mas Joevin Jones atirou o seu remate por cima da barra.
Três minutos depois, Ferreira, que havia marcado três golos na vitória sobre São Cristóvão (6-0), abriu sua conta histórica com um primeiro toque inteligente e uma finalização rápida após um recuo de DeJuan Jones.
Ferreira ampliou a vantagem quando Alex Zendejas lançou uma bola da esquerda e, enquanto o guarda-redes de Trinidad, Marvin Phillip, defendeu o primeiro remate de Ferreira, o atacante do FC Dallas aproveitou a bola solta e disparou para o golo.
Ferreira, nascido na Colômbia, marcou o seu terceiro golo de grande penalidade, convertendo com confiança a bola depois de Djordje Mihailovic ter sido derrubado na área.
Os americanos perderam o ímpeto após o intervalo e Trinidad chegou perto quando Shannon Gomez acertou a trave com um remate forte aos 62 minutos.
Cade Cowell, de 19 anos, fez o 4-0, mantendo a calma para driblar Phillip e marcar, e momentos depois acertou na trave após cortar pela esquerda.
Gianluca Busio fez o quinto ao desviar para o fundo das redes um passe de Julian Gressel, enquanto Brandon Vazquez completou o placard após mais um bom trabalho de Cowell.
A Jamaica também se qualificou com facilidade para os quartos de final da Gold Cup, atrás dos EUA no Grupo A, depois de vencer São Cristóvão e Neves (5-0) em Santa Clara, na Califórnia.