Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sul-Americana: Corinthians e Racing jogam para chegar às meias-finais

Memphis ao serviço do Corinthians
Memphis ao serviço do CorinthiansMARINA UEZIMA/BRAZIL PHOTO PRESS/Brazil Photo Press via AFP
Em um duelo dos quartos de final com supremacia brasileira, Corinthians e Cruzeiro fizeram o trabalho de casa na semana passada e têm a tabela definida para garantir as vagas nas meias-finais da Sul-Americana de 2024, enquanto os outros dois confrontos apresentam um prognóstico incerto.

O Timão e o Cruzeiro, ex-campeões da Copa Libertadores, venceram o Fortaleza, no nordeste do Brasil, e o Libertad, do Paraguai, em Assunção, respetivamente, ambos pelo mesmo placar de 2-0, e têm presença praticamente garantida nas meias-finais.

A três dias da partida decisiva por uma vaga nas semifinais da Sul-Americana, a Direção do Cruzeiro demitiu o técnico Fernando Seabra após o empate sem golos com o Cuiabá, no domingo, pela 27.ª ronda do Campeonato Brasileiro. Fernando Diniz, técnico do Fluminense que conquistou a Libertadores de 2023, foi eleito para o seu lugar.

Para ambas as equipas, vencer a Sul-Americana parece ser a forma de se qualificarem para a Libertadores de 2025, especialmente para o Corinthians, que está em 17.º lugar no Brasileirão e na zona de rebaixamento.

Mas o gigante paulista, o segundo clube mais popular do Brasil, atrás apenas do Flamengo, espera voltar aos trilhos e, no sábado, goleou o Atlético Goiniense por 3-0 em casa, em uma partida que viu a estreia da estrela do futebol brasileiro na janela de transferências de inverno, o atacante neerlandês Memphis Depay.

O ex-jogador do Atlético de Madrid e do Barcelona, entre outros, entrou em campo no segundo tempo da partida disputada no estádio NeoQuimica Arena, em São Paulo, diante de 46 mil adeptos que foram assistir à sua estreia. Depay (30 anos) é a grande aposta do Timão para evitar a queda para a segunda divisão e vencer a Sul-Americana para poder jogar a Libertadores em 2025.

Já o Cruzeiro está no sétimo lugar do campeonato brasileiro, na zona de qualificação para a Sul-Americana de 2025 e a três pontos do Flamengo, que ocupa atualmente o quarto lugar, o último que dá acesso à fase de grupos da Libertadores do próximo ano.

Os jogos da primeira mão da Sul-Americana
Os jogos da primeira mão da Sul-AmericanaFlashscore

Se o Corinthians chegar às meias-finais, enfrentará o vencedor do confronto entre Racing Club e Athletico Paranaense, que será decidido na quinta-feira em Avellaneda, no sul de Buenos Aires.

La Academia vem de uma derrota por 2-0 para o Talleres de Córdoba na 15.ª jornada do Campeonato Argentino 2024, onde está em oitavo lugar, seis pontos atrás do líder Vélez Sarsfield, que tem um jogo a menos.

No jogo de ida, em Curitiba, os paranaenses venceram por 1-0, com golo do promissor João Cruz, e agora terão que defender uma pequena vantagem se quiserem ganhar a Sul-Americana pela terceira vez, após os triunfos de 2018 e 2021.

O Furacão também se agarra à conquista do torneio continental para disputar a Libertadores em 2025, já que está num modesto 13.º lugar no Brasileirão, mais perto dos lugares de despromoção do que da qualificação para torneios internacionais.

Na quarta-feira, no único jogo dos quartos de final sem equipas brasileiras, o Independiente Medellín recebe o Lanús no Atanasio Girardot, depois de ter empatado sem golos na primeira mão.

O Poderoso de la Montaña, único clube colombiano a disputar de torneios da Conmebol, tem tudo a seu favor para chegar às meias-finais contra um Granate que vem de uma goleada de 3-0 sobre o Huracán no campeonato argentino no domingo.

O vencedor desta série enfrentará o Cruzeiro nas semifinais, a não ser que o Libertad faça um milagre e o elimine em Belo Horizonte.

A segunda mão da Sul-Americana
A segunda mão da Sul-AmericanaFlashscore