Argentina: Justiça abre investigação sobre jogos de azar após estreia de influenciador
O Riestra pôs em campo Ivan Buhajeruk, mais conhecido como Spreen e com mais de sete milhões de subscritores no YouTube, antes de o treinador Cristian Fabbiani o substituir aos 50 segundos do jogo de segunda-feira.
O rapaz de 24 anos não tinha experiência no futebol profissional, mas o clube de Buenos Aires assinou um contrato profissional com ele e registou-o na Associação de Futebol Argentino (AFA) em fevereiro.
"A Procuradoria Especializada em Jogos de Azar abriu um processo para investigar se (...) o técnico do Deportivo Riestra, Cristian Fabbiani, e o influenciador Ivan Buhajeruk pretendiam atrair apostadores em plataformas ilegais", disse a Procuradoria em comunicado.
O clube não quis comentar quando contactado pela Reuters sobre a investigação do jogo.
A AFA disse que abriu um processo através do seu Tribunal de Ética por acreditar que a inclusão de Spreen poderia envolver "conduta suscetível de prejudicar a reputação e a integridade do futebol argentino".
"Quando há coisas de que não gostamos, temos de as corrigir", disse o presidente da AFA, Claudio Tapia, ao diário desportivo local Olé.
A Riestra, conhecida por suas estratégias de marketing não convencionais, emitiu um comunicado pedindo desculpas a "aqueles que se sentiram ofendidos" pelo golpe publicitário. "Infelizmente, esta ação de marketing gerou muitas opiniões negativas. Gostaríamos de apresentar as nossas sinceras desculpas. Nunca foi nossa intenção desrespeitar o Vélez ou o futebol argentino em geral", pode ler-se.