A paternidade continua: como fica o registo de Gallardo após mais uma vitória contra o Boca
Recorde as incidências da partida
O bem-sucedido treinador do River Plate, Marcelo Gallardo, voltou a dirigir um Superclásico contra o Boca Juniors, depois de dois anos sem atividade no "Millonario", e a sua presença no banco de suplentes fez-se notar: a sua equipa venceu por 1-0, com golo de Manuel Lanzini, ganhando com autoridade e momentos de bom jogo.
El Muñeco conduziu a sua equipa à vitória no passado sábado, 21 de setembro, na Liga Profesional 2024, no seu regresso a La Bombonera, depois de ter passado a época de 2023 e a primeira metade deste ano longe do futebol argentino.
Gallardo enfrentou este desafio sem muitos titulares, uma vez que está a disputar os quartos de final da Taça Libertadores da América, com o Colo Colo, mas montou uma equipa competitiva, que conseguiu levar a melhor e voltar a vencer, como manda a história.
Todos nos lembramos dos grandes triunfos de Gallardo no Superclasico como treinador, especialmente em competições internacionais como a final da Libertadores de 2018, mas agora é hora de rever como o registo foi atualizado após este sucesso recente.
Embora Gallardo tenha um registo favorável contra o Boca como treinador, são os empates que vencem.
El Muñeco perdeu os dois Superclásicos que treinou no seu último ano antes deste regresso (2022), mas ainda assim saiu do seu primeiro ciclo no River com oito vitórias sobre o Boca, sete derrotas e 11 empates em jogos oficiais. Agora tem mais uma vitória em seu nome.
Contando os particulares (o último que River e Boca disputaram foi em janeiro de 2018), a contagem aumenta para os dois lados: 14 vitórias do River, 11 empates e 10 vitórias do Boca.
Em jogos do Campeonato Argentino, o Boca leva vantagem sobre Gallardo: cinco vitórias xeneizes contra quatro do River, e outros quatro empates. As taças nacionais (Taça da Liga, Taça da Argentina e Supertaça Argentina) também têm um registo a favor do Boca: uma vitória para cada lado e quatro empates, dois deles com o Boca a vencer nos penáltis, embora o River tenha vencido a única final (Supertaça 2018).
Nas taças internacionais é onde o River fez a sua diferença com Gallardo. Ele tirou o Boca da Sudamericana de 2014, da Libertadores de 2015, da Libertadores de 2018 e da Libertadores de 2019, com apenas uma derrota (1-0 em La Bombonera, em 2019) em oito participações. Como será que "El Muñeco" se sairá na próxima vez?