Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sporting perde nos penáltis contra o AZ Alkmaar (2-2, 4-3) e falha a final da Youth League

Pedro Fernandes
O AZ Alkmaar superiorizou-se ao Sporting e vai disputar a final da UEFA Youth League
O AZ Alkmaar superiorizou-se ao Sporting e vai disputar a final da UEFA Youth LeagueAZ Alkmaar/Twitter
Sporting e AZ Alkmaar estrearam-se na "final four" da UEFA Youth League com a ambição de garantirem um lugar no jogo decisivo. Nem sempre bem disputado, o duelo foi intenso e teve emoção até ao último minuto, com o tempo regulamentar a registar um empate (2-2) e o emblema português a acabar "castigado" no desempate por grandes penalidades (4-3).

A cumprirem a primeira presença na final four da UEFA Youth League, Sporting e AZ Alkmaar defrontaram-se motivados pelos respetivos percursos na prova. A formação portuguesa registou um percurso imaculado na fase de grupos, tendo depois afastado o Ajax (5-1) e o Liverpool (1-0), ao passo que os neerlandeses, campeões juniores dos Países Baixos na última temporada, atravessaram o Caminho dos Campeões, eliminando de seguida o Barcelona (3-0) e o Real Madrid (4-0).

Recorde aqui as incidências do jogo.

Num Stade de Genève, casa do Servette, com pouca afluência, Filipe Çelikkaya apresentou um onze inicial expectável, sabendo de antemão que não poderia contar com Essugo e Fatawu, que já superaram o limite de três utilizações pela equipa principal, o que os impedia de ajudar os sub-19. Por seu lado, Jan Sierksma não tinha Mexx Meerdink entre as escolhas, uma vez que o avançado disputou já cinco jogos pela primeira equipa.

Sporting entrou a dominar, mas saiu para o intervalo a perder...

Mesmo com duas baixas de peso, foi o Sporting que começou melhor. A fase inicial do encontro ficou marcada pela maior presença dos verdes e brancos no último terço, num período de domínio que foi consumado aos nove minutos com um golo fantástico de Diogo Cabral, que, lançado pelo lado direito, puxou para o meio e disferiu um potente e colocado remate, de pé esquerdo, abrindo o ativo.

Pela primeira vez em desvantagem na presente edição da competição, o AZ Alkmaar reagiu e começou a chegar com mais frequência ao seu setor ofensivo, assumindo o controlo da partida sensivelmente a partir dos 20 minutos e tentando, dessa forma, contrariar o bom arranque do emblema luso.

Ainda que sem lances de grande perigo, os neerlandeses mostravam-se mais confiantes e confortáveis, tendo mesmo chegado ao empate à passagem da meia-hora. Na ressaca de um canto, Ernest Poku, bem servido, surgiu na cara de Diego Callai, que travou uma primeira tentativa do avançado, mas viu-no, na recarga, restabelecer a igualdade

O empate motivou o conjunto dos Países Baixos e condicionou a formação lisboeta, que pior ficou cinco minutos depois. Num lance muito parecido com o que resultou no golo de Diogo Cabral, Ro-Zangelo Daal aproveitou um mau passe de Chico Lamba - que já tinha demorado a subir no lance do primeiro golo - no início da jogada e, pela esquerda do ataque, puxou para o meio, atirando de pé direito para a confirmar a reviravolta.

Um novo começo para os leões

Em desvantagem ao intervalo, o Sporting estava obrigado a entrar bem na etapa complementar para poder lutar pelo acesso à tão desejada final. E, na verdade, não podia tê-lo feito melhor. Logo no primeiro minuto, Afonso Moreira investiu pelo lado esquerdo e entrou na grande área contrária, onde foi travado em falta por Jayden Addai. Chamado a converter o castigo máximo, Chico Lamba redimiu-se das falhas anteriores e colocou o marcador novamente com números iguais.

Afonso Moreira voltou dos balneários em evidência e, pouco depois, voltou a surgir pela ala esquerda, colocando a bola na área, na cabeça de Rodrigo Ribeiro, que viu o golo negado por desvio providencial de um defesa contrário.

O duelo entrou, depois, numa fase de maior cautela de parte a parte. O AZ Alkmaar recuou, chegando menos vezes à frente e apostando nas transições, e os leões voltaram a tomar assumir as rédes, mas, mesmo assim, sem grandes oportunidades.

A exceção aconteceu aos 67 minutos, quando Rodrigo Marquês cobrou um livre lateral de forma quase perfeita, mas Chico Lamba chegou ligeiramente atrasado, falhando o desvio vitorioso.

A resposta neerlandesa chegou em cima do minuto 80 e em dose dupla. Primeiro, com um livre direto superiorimente cobrado por Lewis Schouten, para excelente intervenção de Diego Callai, e, logo de seguida, num remate de ressaca de Fedde de Jong para nova defesa de registo do guarda-redes leonino.

Na reta final, Rodrigo Ribeiro teve oportunidade de desfazer o empate, na sequência de um canto, mas cabeceou por cima, minutos antes de Finn Stam ter recebido ordem de expulsão, com vermelho direto, por falta cometida sobre Mateus Fernandes.

Desempate por penáltis travou o Sporting

O empate não se desfez e o encontro seguiu para o desempate por grandes penalidades, o que confirmou o equilíbrio sentido durante todo o jogo.

João Muniz foi o primeiro a bater, dando vantagem ao Sporting, com Wouter Goes a responder também com golo. Seguiram-se David Moreira, que com muita calma enganou Owusu-Oduro, e Kees Smit, que, com um remate colocadíssimo, manteve tudo igual.

Chico Lamba, que havia marcado de penálti durante o jogo, foi chamado a cobrar o terceiro, mas falhou, permitindo a defesa ao guarda-redes contrário. Contudo, a resposta foi imediata e De Jong não conseguiu também desfeitear Callai, que travou o remate com uma bela estirada.

Numa altura em que brilhavam aqueles que guardavam as balizas, voltou a superiorizar-se o neerlandês, a remate de Rodrigo Ribeiro. Depois, Dave Kwakman já não deixou espaço para surpresas e adiantou o AZ Alkmaar.

Rafael Nel ainda manteve os leões vivos, mas Addai não vacilou no momento decisivo e confirmou a passagem dos neerlandeses à final da UEFA Youth League