Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Youth League: FC Porto elimina o campeão AZ nos penáltis (1-1, 4-3 gp)

Diogo Fernandes frente a van den Ban
Diogo Fernandes frente a van den BanAZ Alkmaar
Na visita ao reduto do campeão AZ Alkmaar, o FC Porto conseguiu empatar nos instantes finais do tempo regulamentar e garantiu a passagem na marca dos penáltis. Segue-se Mainz ou Manchester City.

AZ Alkmaar 1-1 FC Porto (3-4 gp)

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Primeira equipa portuguesa a vencer a Youth League, o FC Porto chegou aos Países Baixos para melhorar a prestação da temporada passada. Eliminados nos oitavos de final diante do Liverpool, os jovens dragões queriam seguir para os quartos de final, mas a tarefa não se adivinhava fácil, já que pela frente estava o atual detentor do título: AZ Alkmaar.

Contudo, o FC Porto entrou bem na partida, conseguiu ir dominando as operações e Jorge Meireles ficou muito perto de marcar, mas viu o guarda-redes Kuijsten defender as duas tentativas. E como quem não marca, sofre, os neerlandeses aproximaram-se pela primeira vez com perigo da baliza contrária e marcaram, com Oerip a isolar Yoel van den Ban que picou por cima de Diogo Fernandes.

No segundo tempo, o FC Porto mostrou-se claramente desinspirado e ainda viu o AZ obrigar o guardião português a defesas atentas aos remates de Jayden Addai e Ro-Zangelo Daal. Anhá Candé ainda dispôs de uma boa oportunidade para empatar mas, isolado, cabeceou ao lado.

Parecia tudo encaminhar-se para a festa neerlandesa, mas aos 90+3, o FC Porto conseguiu chegar ao empate. Canto batido no lado esquerdo, com António Ribeiro a saltar na pequena área para o fundo das redes de um desamparado guardião neerlandês e obrigar a decisão a ser feita nos penáltis.

Kwakman e Dekkers converteram os primeiros dois penáltis para o AZ, Gabriel Brás também foi certeiro para o FC Porto, mas Anhá Candé viu o guardião defender o remate (2-1). Contudo, Diogo Fernandes mostrou qualidades e também segurou o disparo de Atikallah, dando a oportunidade a Gil Martins de empatar a série, que não desperdiçou (2-2). Depois de Smits e Teixeira terem convertido os remates (3-3), Addai, o craque do AZ, viu Diogo Fernandes defender o remate. Foi Gonçalo Sousa a vestir o papel de herói e a marcar o golo da vitória (4-3).

O FC Porto acabou com o sonho do AZ Alkmaar de somar um segundo troféu consecutivo, enquanto avança para os quartos de final. Na próxima ronda vão defrontar o Mainz.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore