Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Youth League: Portugal garante quatro equipas pela primeira vez

Bruno Henriques
O troféu da Youth League
O troféu da Youth LeagueUEFA
O apuramento do SC Braga para a Liga dos Campeões significou o terceiro ano consecutivo de Portugal com três equipas na fase de grupos da principal prova de clubes da Europa, mas também ajudou a conseguir feito na versão júnior.

Nascida em 2013, a Youth League tem sido uma prova de sucesso para as equipas portuguesas. Em nove edições as hostes lusas somam duas vitórias (FC Porto em 2019 e Benfica em 2022), a que se juntam mais três presenças em finais (todas das águias em 2014, 2017 e 2020), sendo de longe o país que mais vezes esteve na decisão do título.

Contudo, esta época vai trazer um feito para Portugal. Pela primeira vez vai ter quatro equipas a participar na prova.

Recorde-se que nesta competição estão garantidos todos os conjuntos sub-19 dos 32 clubes que participam na fase da Liga dos Campeões. É por esta via que entram os juniores de Benfica, FC Porto e SC Braga, que vão disputar exatamente o mesmo grupo do conjunto sénior.

Existem depois um outro caminho denominado dos campeões. Este serve exclusivamente para os vencedores dos campeonatos de juniores cujas equipas principais não conseguiram o apuramento para a Liga dos Campeões. Aqui entra a equipa sub-19 do Famalicão.

O emblema minhoto quebrou na época passada a hegemonia dos chamados três grandes e tem direito a entrar na prova. Vai disputar duas eliminatórias contra clubes na mesma situação antes de entrar no play-off da Youth League (contra os segundos classificados da fase de grupos), que dará acesso aos oitavos de final.

Confira aqui os possíveis adversários do Famalicão:

AZ Alkmaar (campeões do título), Lecce (Itália), Mainz (Alemanha), Nantes (França), PSV Eindhoven (Países Baixos), Hamilton Academical (Escócia), Partizan (Sérvia), Ruh Lviv (Ucrânia), Gent (Bélgica), Basileia (Suíça), Olympiacos (Grécia), Sparta Praga (República Checa), Molde (Noruega), Midtjylland (Dinamarca), Dínamo Zagreb (Croácia), Basaksehir (Turquia), PAFOS (Chipre), Maccabi Haifa (Israel), Malmo (Suécia), Ludogorets (Bulgária), U. Craiova (Roménia), Gabala (Azerbaijão), Puksás Akadémia (Hungria), Lech Poznan (Polónia), Turan (Cazaquistão), Zilina (Eslováquia), Maribor (Eslovénia), Dínamo Minsk (Bielorrússia), Sheriff Tiraspol (Moldávia), Klaipedos (Lituânia) e Sarajevo (Bósnia).

Nota: Caso o PSV ultrapasse o Rangers, a vaga da equipa de Eindhoven passa para o HJK, da Finlândia.