Mundial de Futsal 2024: Samarcanda vai ser a sede do sorteio
O sorteio terá lugar na emblemática Praça Registan de Samarcanda, Património Mundial da UNESCO em 2021, um dos mais belos locais da antiga Rota da Seda: uma vasta esplanada emoldurada por três madrassas com mosaicos espetaculares, situada no coração do centro medieval de Samarcanda.
O evento decidirá o destino, entre outros, de Portugal, atual campeão, do pentacampeão Brasil e de quatro países estreantes: Afeganistão, França, Nova Zelândia e Tajiquistão.
Graças aos desempenhos notáveis do Afeganistão e do Tajiquistão na recente Taça Asiática de Futsal, em que ambos os países se qualificaram para o Mundial, esta edição histórica contará pela primeira vez com quatro equipas da Ásia Central. O Tajiquistão participará no seu primeiro Mundial de Futsal, enquanto o Afeganistão fará a sua estreia em torneios da FIFA. O Cazaquistão vai disputar o seu terceiro Mundial de futsal consecutivo.
O Uzbequistão será a quarta federação membro da AFC a sediar um Mundial de Futsal da FIFA, depois de Hong Kong (1992), Taipei Chinês (2004) e Tailândia (2012).
O futsal teve um crescimento extraordinário no Uzbequistão na última década. Em 2016, a seleção nacional participou pela primeira vez na competição e, em 2021, chegou à fase a eliminar. Aí, perdeu nos oitavos de final para o Irão por 9-8, num dos jogos mais emocionantes da história do torneio. Os uzbeques também foram vice-campeões por quatro vezes na Taça Asiática de Futsal e estiveram no pódio nas últimas cinco edições, com um notável terceiro lugar na edição deste ano.
As 24 seleções que disputarão o Mundial de futsal são: Afeganistão, Angola, Argentina, Brasil, Costa Rica, Croácia, Cuba, França, Guatemala, Cazaquistão, Líbia, Marrocos, Holanda, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Portugal, Espanha, Irão, Tajiquistão, Tailândia, Ucrânia, Uzbequistão e Venezuela.