Mundial de futsal: Portugal bate Marrocos e segura liderança do grupo rumo aos oitavos (1-4)
Recorde as principais incidências da partida
Portugal tinha vantagem na diferença de golos (10 contra 5) e sabia que um empate bastava para garantir o primeiro lugar do grupo. De resto, tinha sido esse o último resultado entre as duas seleções, precisamente no Mundial disputado em 2021, que Portugal acabou por vencer.
Cada vez mais uma certeza, a equipa marroquina apresentou-se no Uzbequistão como uma das das mais fortes da modalidade, mas Portugal conseguiu dar uma resposta à altura e voltou a mostrar que tem capacidade para ir à procura do bicampeonato.
Jorge Braz trouxe a lição bem estudada e os jogadores mostraram-se preparados para um rival intenso, que causou dificuldades à defensiva portuguesa, sempre resolvidas por Edu Sousa, livre dos azares que fizeram com que falhasse as últimas fases finais.
Logo aos 2 minutos, Erick, homem do jogo nas primeira partidas de Portugal, abriu o ativo com um golaço de pé esquerdo, a passe de Bruno Coelho, mas a resposta marroquina foi clara - Edu começou a brilhar com duas boas intervenções no espaço de dois minutos.
Os minutos foram passando e a intensidade subiu de forma natural, com Marrocos a chegar rapidamente às três faltas. Zicky, ainda à procura da melhor fase neste Mundial, esteve perto do 0-2, que acabou por chegar perto do intervalo. André Coelho foi travado em falta na área da equipa africana e Bruno Coelho (20') não cedeu à pressão.
Acabar e começar a marcar. Foi esse o cenário de Portugal na segunda parte. Depois do penálti convertido por Bruno Coelho, o bis do ala de 37 anos chegou com direito a vale de oferta. O guarda-redes Alderkrim Anbia saiu da baliza e ofereceu a bola ao jogador português, que não hesitou e fez o 3-0.
O golpe mexeu com a equipa marroquina e com o próprio selecionador, que decidiu trocar de guarda-redes logo a seguir ao lance inicial, mas o passar dos minutos foi devolvendo a confiança à formação africana. Aí, Edu Sousa voltou a brilhar!
Depois de mais uma grande defesa a remate de El-Mesrar (33'), o guardião português acabou por sofrer o 1-3, precisamente com o golo do capitão marroquino, que aproveitou um erro de Portugal na saída de bola para agitar a partida nos minutos finais.
Aí, imperou a qualidade da equipa portuguesa, que gelou o jogo e confirmou o triunfo com um golo de Zicky a 1:33 do final para garantir o primeiro lugar do grupo e marcar encontro com o Cazaquistão nos oitavos de final do Mundial, marcados para 26 de setembro, quinta-feira, às 16:00.