Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Futsal: Portugal vence Tajiquistão (3-2) e já está nos oitavos de final

Mário Rui Ventura
Fábio Cecílio perante Ismoilov no Portugal-Tajiquistão
Fábio Cecílio perante Ismoilov no Portugal-TajiquistãoFPF
Portugal venceu esta quinta-feira o Tajiquistão, por 3-2, na 2.ª jornada do Grupo E, e garantiu desde já o bilhete para os oitavos de final do Mundial, que decorre no Uzbequistão.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

A Seleção Nacional entrou na forte na partida, ciente de que havia lugar a surpresas, e logo aos 2 minutos Pany Varela, livre de marcação, após reposição lateral de Bruno Coelho, rematou colocado para o 1-0.

No minuto seguinte foi Zicky Té a arriscar um lance individual, com um remate que saiu ao lado. Aos 8' respondeu o Tajiquistão, com Bekmurodov a atirar sem perigo, antes de Afonso Jesus, aos 9', ter ficado pertíssimo do 2-0, servido por Kutchy, que aos 10' atirou por cima após mais um lance individual. 

E por falar em iniciativas individuais, o 2-0 marcado aos 11 minutos é todo mérito de Zicky Té, que foi ultrapassando vários adversários, por entre ressaltos, antes de finalizar. Aos 12' Komron Aliev surgiu em frente a Edu mas permitiu a defesa do guarda-redes português. Aos 14', de livre, Tiago Brito atirou ao lado, antes de um remate por cima, aos 16', após combinação com Erick. Afonso Jesus, aos 19', teve mais duas ocasiões para fazer o terceiro, ambas negadas por Bekmurodov.

Na segunda parte a toda do jogo manteve-se, com Portugal sempre a ameaçar o 3-0, primeiro com Bruno Coelho, aos 24', e depois por Fábio Cecílio, aos 26'. Respondeu o Tajiquistão aos 27', com remate de Salomov para defesa de Edu, antes de Komrov Aliev fazer mesmo o 2-1, após um canto, com a bola a passar por entre as pernas de Edu.

A resposta portuguesa foi imediata, com Erick Mendonça a assinar o 3-1, aos 28 minutos, aproveitando a recarga a um remate de Kutchy, que Bekmurodov defendeu. Em cima dos 30' foi Ismoiliv a atirar para defesa de Edu.

A três minutos do final, Bekmurodov adotou mesmo a posição de jogador mais avançado, num 5 para 4, tentando reduzir a desvantagem do Tajiquistão. E a pouco mais de um minuto do final, Portugal expôs-se mesmo ao 3-2, com Sardorov a atirar ao lado, e houve mesmo festa nas bancadas a dois segundos do fim, com Soliev a marcar o 3-2, de calcanhar.

Apesar do susto, perante uma grande exibição do guarda-redes do Tajiquistão, Portugal conseguiu ainda assim o triunfo, por 3-2, diante do Tajiquistão, e garantiu, a uma jornada do final, o apuramento para os oitavos de final do Mundial.

No outro jogo do Grupo E, Marrocos venceu o Panamá por 6-3.

Portugal encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17:30 locais (13:30 de Portugal Continental) do próximo domingo, na Humo Arena, em Tashkent. Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.