Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Futsal: Seleção Nacional deixa força e incentivo aos bombeiros no combate aos incêndios

LUSA
Jorge Braz e Nuno Coelho no treino da Seleção Nacional
Jorge Braz e Nuno Coelho no treino da Seleção NacionalFPF
O selecionador Jorge Braz e o jogador Bruno Coelho, presentes no Mundial de futsal, no Uzbequistão, manifestaram esta quarta-feira solidariedade e incentivo aos bombeiros e forças de segurança que estão a combater os incêndios em Portugal.

“Há coisas muito mais importantes do que um Campeonato do Mundo e do que o que vamos vivendo aqui. São momentos extremamente difíceis para a população e vai um abraço enorme de força para os verdadeiros campeões, que têm sido os bombeiros e todas as forças de segurança que têm colaborado neste momento muito difícil. É um tema com que nos preocupamos e temos comentado todos os dias, mesmo à distância. A seleção portuguesa de futsal está com eles, como é evidente”, disse Jorge Braz, aos jornalistas.

Depois do derradeiro treino dos campeões mundiais e bicampeões europeus em título, que defrontam o Tajiquistão na quinta-feira, para a segunda jornada do Grupo E, os dois porta-vozes iniciaram a antevisão do duelo com uma mensagem de solidariedade.

“Deixo uma palavra de apreço para quem está a sofrer com os incêndios em Portugal, e dou uma força e um incentivo também aos nossos bombeiros, que têm batalhado bastante para contrariar esses incêndios”, expressou o ala Bruno Coelho.

Sete pessoas morreram e cerca 120 ficaram feridas, das quais 10 em estado grave, devido aos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), hoje pelas 12:00, estavam em curso 44 incêndios, dos quais 23 eram considerados ocorrências significativas, que envolviam mais de 3.000 operacionais, apoiados por perto de mil meios terrestres e 19 meios aéreos.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.

A seleção portuguesa de futsal lidera o Grupo E do Mundial, com três pontos, depois da goleada por 10-1 ao Panamá, com Marrocos em segundo, com a mesma pontuação, após vencer o Tajiquistão por 4-2. Os asiáticos e os americanos ainda não pontuaram.

Siga o Portugal-Tajiquistão no Flashscore