Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça de Portugal de futsal: Sporting goleia (0-8), Leões (4-3), SC Braga (4-7) e Caxinas (1-4) carimbam meias-finais

Hugo Filipe Martins
Atualizado
Merlim deu espetáculo e foi decisivo na etapa inicial
Merlim deu espetáculo e foi decisivo na etapa inicialSporting
Está encontrado o quadro das meias-finais da Taça de Portugal de futsal. O Sporting goleou o Belenenses por 0-8 e vai defrontar o Leões Porto Salvo, que venceu o Dinamo Sanjoanense por 4-3, enquanto o SC Braga derrotou o Rio Ave (4-7) e marcou duelo com o Caxinas (1-4), que chega pela primeira vez a esta fase da prova.

Belenenses 0-8 Sporting

O Sporting não deu hipóteses e foi a última equipa a garantir o bilhete para as meias-finais da Taça de Portugal, ao golear o Belenenses, esta quarta-feira, em Sines, por 0-8.

Aflito na Liga Placard, o Belenenses está concentrado na luta pela permanência, até porque, como esperado, encontrou bastantes dificuldades na partida com os leões. A equipa da Cruz de Cristo até entrou bem na partida, com várias ocasiões na cara de Henrique Rafagnin, que foi segurando o nulo nos primeiros minutos do encontro.

Tal como aconteceu no último jogo do campeonato, o talento individual de Merlim ajudou o Sporting a desbloquear a partida, com o italiano a construir o lance do 0-1, no qual o guardião do Belenenses não fica isento de culpas.

Até ao intervalo, o Sporting dilatou a vantagem por Zicky Té (13') e Taynan (18'), que aproveitou mais uma grande jogada de Merlim para fazer o 0-3 com que os leões chegaram ao intervalo.

Na segunda parte, novo golo de Taynan (22') deixou a situação ainda mais complicada para o Belenenses, o que levou Tiago Guelho a apostar no cinco para quatro. Durante alguns minutos, a mudança até resultou, com Gonçalo Cardoso a ameaçar o 1-4, mas um autogolo de André Cruz (29') dilatou ainda mais a vantagem do conjunto de Nuno Dias.

Até final, o Sporting passeou em Sines e aproveitou para dar espetáculo. Pany Varela (31') fez o 0-6, Hugo Neves (39') apontou o 0-7 com um golaço de fora da área e o mesmo Hugo Neves (40') fechou a contagem. Agora, segue-se a meia-final frente ao Leões Porto Salvo.

Rio Ave 4-7 SC Braga

Na outra meia-final, imperou a lei do mais forte, com o SC Braga, líder do campeonato, a eliminar o Rio Ave, do segundo escalão, apesar de algumas dificuldades para a equipa de Joel Rocha.

Tiago Brito rematou ao poste logo no primeiro minuto e Ítalo Rosseti, aos quatro, fez o primeiro da partida com um remate colocado.

O Rio Ave ainda conseguiu empatar por Felipe Simas (12'), mas Tiago Brito, na sequência de um livre, reagiu rápido (13') para devolver a vantagem ao conjunto minhoto, que fez o 1-3 por Tiago Correia (17').

Na segunda parte, os bracarenses mantiveram o ritmo e com dois golos praticamente seguidos - Ygor Mota (23') e Robinho (24') - praticamente sentenciaram a partida.

Tiago Torres (28') aproveitou a má abordagem de Dudu para reduzir a desvantagem vila-condense e André Luzia, a cinco minutos do fim, ainda deu esperanças ao Rio Ave após um livre. No entanto, um excelente trabalho de Rossetti, que assistiu para o golo de Tiago Sousa (36'), voltou a deixar os bracarenses confortáveis.

Dudu (37') e Careca (39') estabeleceram o resultado final e o SC Braga confirmou o regresso à meia-final da Taça de Portugal, depois de duas épocas a falhar esse objetivo. Agora, o líder da Liga Placard vai defrontar o Caxinas, na sexta-feira, às 20:00.

Ferreira do Zêzere 1-4 Caxinas

Num jogo disputado entre o 5.º e 6.º classificados da Liga Placard, o equilíbrio imperou, mas foi a eficácia do Caxinas a prevalecer no final da eliminatória.

Após uma primeira parte com várias oportunidades para cada um dos lados, o Caxinas terminou por cima e depois de um remate de Amílcar ao poste foi Francisco Oliveira a abrir o marcador, em cima do intervalo.

Já na segunda parte, Diogo Simões fez o empate aos 26 minutos, concretizando a boa entrada do Ferreira do Zêzere, que tinha vindo melhor dos balneários.

O mesmo Diogo Simões esteve perto de fazer a reviravolta, mas rematou ao poste da baliza do Caxinas. Seis minutos depois, Tiago Fernandes fez o 1-2 e voltou a deixar o Caxinas na frente do marcador.

Para tentar evitar a eliminação, o Ferreira arriscou o 5 para 4, mas o Caxinas aproveitou e sentenciou o marcador com golos de Rodrigo Simão (39') e Francisco Oliveira (40').

Leões Porto Salvo 4-3 Sanjoanense

O Dínamo Sanjoanense, segundo classificado da II divisão de futsal, deu luta, mas a superioridade do Leões Porto Salvo imperou no final.

A equipa da Liga Placard até marcou primeiro, por Ruan Silvestre, logo aos dois minutos, após um erro de Xavier Moreira, mas o conjunto de São João da Madeira não deixou de lutar pelo apuramento e reagiu rápido, por Ricky Oliveira (7'). No entanto, o Leões voltou ao controlo do marcador logo a seguir, com um golo de Rúben Góis ao segundo poste (8').

O Dínamo ainda voltou a empatar a partida, depois de Diogo Tavares (11') desarmar Ré, mas um grande golo de Mamadú Ture (20') foi suficiente para que a equipa de Oeiras fosse para o intervalo em vantagem.

A partida animou o Multiusos de Sines, especialmente depois de Nuno Neves ter atirado o empate ao poste e Wendell, aos cinco da segunda parte, fazer o 4-2 após excelente lance individual. Com dois golos de desvantagem, o conjunto de São João da Madeira ainda reduziu por Sérgio Costa (30'), mas não conseguiu eliminar o conjunto do primeiro escalão, que volta às meias-finais da Taça de Portugal cinco épocas depois.

Jogo equilibrado entre Leões e Sanjoanense
Jogo equilibrado entre Leões e SanjoanenseFPF